Notícias

3 maneiras de gerenciar melhor seu tempo na quarentena

3 maneiras de gerenciar melhor seu tempo na quarentena
24-03-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , ,

“Sempre desejamos ter mais tempo para estudar, mas quando temos usamos para outras finalidades que não o estudo.”

Você sempre pediu por mais tempo de estudos para poder colocar todos seus conteúdo de estudos em dia. Com essa quarentena você o tem! Você está usando o tempo a mais estudando com eficiência? 

Se você percebe que ainda assim seu dia não está rendendo como o esperado, pode ser que esteja sabotando suas horas disponíveis. Para esse problema, estamos aqui com essas dicas rápidas e fáceis de serem aplicadas. 

Saiba que não apenas o tempo a mais é importante, a técnica usada para estudar representa uma grande parte do seu processo de aprendizagem. Usar o tempo disponível para estudo com a técnica certa será o diferencial nesse momento.

Por esse motivo, iremos mostrar 3 maneiras de como você pode gerenciar o tempo durante essa quarentena e melhorar seus estudos.

1 – Organize suas prioridades

O primeiro passo é definir suas prioridades durante o dia. Que horas você acorda? O que precisa fazer primeiro? Logo depois, quais atividades precisam ser feitas? Que horas começará a estudar?

Parecem perguntas insignificantes, mas definindo suas prioridades nesse ponto ficará mais fácil se organizar. E sua falta de organização é o que, provavelmente, está minando seu tempo de estudos nesse período.

Uma outra coisa a ser definida, e com graus de prioridades, é quais matérias serão estudadas. Se seu estudo é por ciclo ou fixo, aqui não importa, determine quais as matérias serão estudadas.

Dê prioridade àquelas que mais têm dificuldades, que você teve menos tempo de estudar ou aquele assunto que ainda não tem um resumo ou fichamento adequado.

2 – Melhore seu ambiente de estudos

Um outro ponto que pode auxiliá-lo a ganhar tempo é melhorando sua mesa de estudos. A desorganização do ambiente não favorece sua concentração e aprendizado.

A imagem acima mostra uma mesa de estudos comum de concurseiro (rs). Muitos materiais espalhados para ajudar a montar, talvez, um resumo de conteúdo. 

Mas note que isso torna o estudo distraído, pois não colabora para a concentração do estudante. Procure deixar seu ambiente mais organizado e com materiais facilmente acessíveis.

Veja a diferença entre as imagens. Em uma você consegue buscar uma informação muito mais rápido que em outra. Esse menor esforço não cansa seu cérebro e não o deixa querendo fazer aquela pausa mais longa para descansar. Aliás, fazer uma pausa é necessário.

Leia: 4 passos para aumentar seu desenvolvimento nos estudos

Leia: 5 dicas para render mais estudando de madrugada.

3 – Pré-estabeleça o tempo entre as matérias 

Tão importante no gerenciamento do tempo como definir as prioridades é determinar o tempo de cada tarefa. Essa definição vai desde o tempo de cada atividade, comentada no item 1, como no tempo de estudos de cada matéria definida em sua grade de estudos.

Você já deve ter lido aqui no nosso blog sobre tempo máximo de concentração que seu cérebro se condiciona a manter. O que estudos apontam que, para ter um bom aproveitamento do material estudado, ficar entre 50 minutos a 2 horas em uma mesma matéria.

Esse tempo foi estabelecido porque o cérebro leva, aproximadamente, 20 minutos para começar o processo de concentração. Ou seja, até esse tempo passar você não está totalmente atento ainda.

Se estudar por mais de 2 horas, sua mente cansa e o conteúdo vai sendo lido sem um aproveitamento na memória de longo prazo, tópico que já fizemos aqui no blog.

Para ajudar a gerenciar seu tempo, leia a matéria Técnica de estudos Pomodoro aqui no blog. Nela temos links de aplicativos para ajudá-lo a gerir melhor o tempo de estudos.

Leia também: O TEMPO NA APRENDIZAGEM

Leia também: Estudar para concurso com pouco tempo é possível?


O gerenciamento do tempo é importante em todos os cenários, se você tem pouco ou muito tempo. Não se pode permitir perder tempo agora que se tem mais tempo disponível. 

Já que precisamos passar por esse período de quarentena forçada, é necessário focar nossos esforços em nosso projeto de futuro. Tenha responsabilidade com o próximo e fique em casa. Tenha ainda mais responsabilidade consigo e use o tempo para alcançar seu objetivo estudando com dedicação.

Quando essa pandemia passar, e vai passar, os concursos voltarão a acontecer e você estará preparado. Seu esforço e dedicação agora será recompensado no futuro.

Tenha fé, mantenha o foco e a dedicação no seu objetivo!

 

Comentários