Notícias

4 dicas simples para resolver bem uma prova de concurso

4 dicas simples para resolver bem uma prova de concurso
07-02-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , , ,

Se você estuda e ainda vai mal nas provas e simulados de concurso, siga esses passos e melhore seu desempenho.

O edital da PCDF para Escrivão está desde dezembro aberto e muitos estão em uma rotina de estudos intensa. O processo de estudos nesse momento tem que ser sistemático: estudo didático, resolução de questões, revisões periódicas e realização de simulados.

Se você fez nenhum simulado até agora está perdendo uma grande oportunidade para treinar seu ritmo de resolução de questões dentro das 4 horas e 30 minutos disponíveis para a prova.

 

 

É muito comum alguns candidatos se sentirem preparados, mas na hora da prova não irem muito bem. E isso acontece por conta de fatores como a falta de concentração ou ansiedade. Situações que podem afetar qualquer pessoa bem preparada e que devem ser treinadas da mesma forma.

Por isso, essas dicas a seguir são as mais indicadas para que você aprenda a fazer uma boa prova de verdade. Aproveite para conhecer nosso pacote de simulados para a Escrivão da PCDF nesse link.

1- Tenha calma e mantenha a concentração

Seu maior inimigo será você. Controle sua ansiedade nos primeiros minutos de prova. O tempo proposto pela banca é suficiente se você for organizado. Aqui entra o treino com os simulados, necessários nessa fase de preparação.

Alguns concurseiros inclusive, começam práticas meditativas enquanto se preparam para concursos, o que ajuda a preparar a mente de forma mais adequada.

Ao receber a prova, ou realizar um simulado, tire um tempo para relaxar. Um minutinho ou dois não irão afetar sua prova. Controle a respiração, mantenha o emocional baixo.

2 – Gerencie o tempo de prova

Saber gerenciar o tempo é fundamental para manter a concentração e a calma. Será preciso responder 120 questões e ainda desenvolver uma redação de até 30 linhas.

Divida o tempo em 2 horas para as questões objetivas e 2 horas para a redação. Vemos que esse é um bom tempo que você pode usar nessas duas etapas. Mas para isso acontecer bem é preciso treino! Simulados são a melhor maneira para treinar essa divisão do tempo e controle da ansiedade.

3 – Faça primeiro o que você mais sabe

Ao iniciar a prova, ou simulado, comece pela matéria que você mais gosta ou domina. Isso te dará mais confiança e te deixará mais relaxado ao longo do tempo de prova.

Se você domina Direito Constitucional, comece resolvendo essas questões, depois passe para outra matéria, deixando por último a matéria de maior dificuldade. Deixe questões de cálculo e português por último, por exemplo. Motivo: é muito comum, em provas de concurso, textos grandes relacionados à várias questões consecutivas.

Esses textos grandes podem te cansar e fazer com que chegue ao fim da prova já muito exausto. Ao chegar nessas questões, uma boa tática é ler primeiro as assertivas e depois ler o texto.

A avaliação das provas anteriores mostra que nem sempre é preciso compreender o texto de forma integral para responder as perguntas sobre ele.

4 – Aproveite todo tempo de prova

O tempo para a realização da prova é suficiente para que todas as questões possam ser resolvidas. Não tente terminar logo, mas também não fique perdendo tempo. Resolva as questões com calma e ao final, se sobrar tempo, aproveite-o para revisá-las e corrigi-las se for o caso.

Uma boa dica é pular as questões que te deixam em dúvida. Marque-as e depois volte a elas para uma olhada mais atenta, você pode ter deixado de notar algo na primeira leitura. Esse lampejo na memória pode ter ocorrido pelo estresse inicial que não existe mais depois de algum tempo de prova.

Por isso, como dito na dica 2, o gerenciamento do tempo é importante. Perder tempo nessas questões pode tomar o tempo em outras e fazer sua ansiedade minar sua prova.  Não se esqueça que, depois de revisar tudo, é hora de preencher o gabarito das provas de teste.

Nos simulados é a mesma coisa, faça isso também de forma concentrada porque o gabarito não pode ser rasurado. A pressa é inimiga da perfeição e se você se sentir pressionado pelo fim do prazo, pode acabar marcando as alternativas erradas.

Conseguindo colocar essas dicas em prática, certamente seu desempenho nas provas e simulados de concurso será melhor. A melhor maneira de colocar todas essas dicas em prática, com certeza, é treinando nessa etapa de preparação.

Conheça nosso pacote de simulados para Escrivão da PCDF. Treine muito, faça muitas questões, erre bastante em sua preparação para não errar durante a prova. Conheça o nosso Fábrica de Policiais e nosso Grupo de Preparação Intensiva (GPI), metodologias essenciais para o aumento do seu desempenho nos concursos públicos.

Comentários