Notícias

4 passos para aumentar seu desenvolvimento nos estudos

4 passos para aumentar seu desenvolvimento nos estudos
14-02-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

Muita coisa pode estar tirando sua chance de melhorar seu desenvolvimento nos estudos. Veja que são coisas simples que te impedem de estudar com eficiência!

Estudar para concurso hoje é uma tarefa muito difícil. Tão difícil quanto trabalhar, e há aqueles que trabalham e estudam ainda. São vários os motivos que nos levam a procrastinar e perder tempo, celular nos notificando de tempo em tempo, o ambiente de estudo é muito barulhento ou simplesmente nos distraímos com outra coisa.

Já mediu seu tempo líquido de estudos em um dia? Já se assustou de imaginar que nas 4 horas que esteve disposto para estudar, somente estudou de fato 1 hora e meia? Esse tempo liquido de estudo pode ser melhorado se você seguir esses 4 passos simples a partir de amanhã.

1 – Faça o planejamento do seu dia

Primeiro passo fundamental, planejar seu dia. Para ser mais eficiente essa etapa não pode ser deixada de lado. É necessário criar o habito de planejar diariamente o que irá estudar.

Esse planejamento pode ser feito no dia anterior ou mesmo no fim de semana, planejando tudo para os dias seguintes. Esse planejamento começa com seu cronograma de estudos, que pode ser fixo ou feito por ciclos. Temos um post aqui no blog falando sobre estudo por ciclo e suas vantagens. (Link)

Nesse cronograma, estabeleça matérias que são prioridades, aquelas que você tem maiores dificuldades, bem como o prazo para o fim de estudo de cada uma. O cronograma de estudos evita que você estude muito uma matéria e pouco outra, balanceando seu tempo durante a rotina de estudos.

A cada matéria terminada, faça uma marcação sobre ela. Isso te dará o sentimento de dever cumprido e mais ânimo para o processo seguinte, que seja questões ou um processo de revisão.

Para te ajudar a se organizar melhor, deixaremos o download de nossa planilha de organização. Ajuste ela dentro da sua grade de matérias. Ao pedir a senha, digite “OF” tudo maiúsculo.

Planilha de organização de estudos do Operação Federal

Planilha de estudos – Operação Federal

2 – Mantenha-se focado em uma tarefa por vez

Não tem como estudar trabalhando ou trabalhar estudando. Você terá que fazer uma coisa ou outra. Não tem como, também, começar a rotina de estudos pensando no que ocorreu no seu dia ou no que terá que fazer no dia seguinte.

Se algo está tirando a sua atenção dos estudos, o ideal é resolver primeiro essa distração e depois começar a estudar. Caso seja necessário, deixe para estudar em outro dia, seguindo o planejamento feito no item 1.

Quando sua mente está dividida entre duas tarefas, as informações se tornaram confusas, misturando aquilo que é importante com aquilo que não interessa. Dessa forma, esforço do cérebro fica distribuído e a energia investida em cada uma das tarefas também estará distribuída. Ou seja, o aproveitamento do que você estudou pode nem ser retida em se cérebro.

3 – Fuja das distrações

Isso é o que mais suga todo seu tempo de estudo e te faz procrastinar, as distrações. Não tem como desenvolver uma rotina de estudos eficiente se você tem que parar fazer alguma coisa desnecessária.

O exemplo mais comum é o aparelho celular. Segundo um estudo, pegamos mais de 1.000 vezes por dia no aparelhinho para checar sei lá o que está piscando na tela (rs). Uma ótima dica é coloca-lo em modo avião ou desliga-lo.

Se você não consegue fazer isso, desligar ou deixar em modo avião (rs), existem app que podem ajudar um pouco.

Mas se o seu problema não for o celular, e sim o ambiente de estudos? Neste caso é preciso conciliar um horário em que as fontes de distrações não existem ou são menores. Por exemplo, os filhos, os vizinhos que gostam de um som alto, podem atrapalhar bastante sua concentração.

4 – Não tenha medo de descansar

Não há concentração que resista a 2 horas contínuas de estudos. Por isso, faça pausas regulares, não existe foco infinito. Para ajudar nessa divisão de tempo entre estudo e descanso, use a Técnica Pomodoro. Essa técnica consiste em dividir o tempo entre estudo e descanso, gerenciando melhor as horas de estudo.

Não tenha medo de fazer pausas de 5 a 15 minutos. Você sabia que seu cérebro consegue manter o foco com aproveitamento somente no tempo entre 60 a 90 minutos? Por isso, manter uma rotina de estudos acima desse tempo, na mesma matéria e sem descanso, pode ser improdutivo.

Nesse tempo de “descanso”, levante, beba água, ande um pouco pela casa. Relaxe a mente fazendo algo diferente do momento de concentração anterior. Quando voltar ao estudo, verá como estará com mais disposição e motivação para continuar com seu cronograma.

Separemos para você 3 apps para usar no computador ou no celular:

Se você já fazia isso, ou se vai aplicar a partir de hoje, deixe nos comentários como foi sua melhora após aplicar essa metodologia de gerenciamento de tempo e fuja das distrações. Interaja conosco, pois queremos saber como está seu desenvolvimento no processo de aprendizagem até aqui.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Fabrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO