Notícias

5 dicas para render mais estudando de madrugada.

5 dicas para render mais estudando de madrugada.
31-01-20 | Dicas de Estudo | admin |

Estudar para concurso não é fácil, a falta de tempo para estudar é crucial. Mas isso pode ser resolvido!

 

Quem estuda para concurso sofre com o fator “tempo para estudar”. Nem sempre conseguimos estudar no horário que queremos e, invariavelmente, estudamos no período da noite. Muitas vezes essa pode ser até sua preferência, por achar que rende mais estudando no horário noturno.

Mas tenha cuidado com essa rotina. Estudos apontam que dormir menos de 6 horas por noite pode prejudicar seu aprendizado. Isso porque o sono regula funções importantes do organismo e, ao contrário do que muitos imaginam, o cérebro não descansa enquanto dormimos. É exatamente durante o sono que consolidamos a aprendizagem e retemos as informações na memória. 

Porém acreditamos que o melhor horário para estudar é aquele que você melhor estuda (rs). Se você acredita que estudar a noite é o melhor horário, tenha em mente o seguinte: 

  • A privação de sono pode aumentar seu estresse. Se o seu dia já foi estressante, guarde essas horas para descansar. Com certeza será diminuída sua capacidade de concentração pelo volume de estresse acumulado.
  • Forçar se manter acordado pode diminuir a produção de neurônios pelo cérebro. E como precisamos dos neurônios para nos ajudar nas tarefas de processamento das informações, acreditamos que se privar de dormir pode prejudicar a retenção das informações.

Estudar de madrugada não é proibido ou deve ser evitado, apenas alguns cuidados devem ser tomados para que essas horas de estudo não sejam perdidas.

Pensando nisso, aconselhamos que você escolha um lugar na casa para ser seu ambiente de estudos e deixe todo seu material de estudo do dia organizado. Isso já evita que você perca tempo e faz que seu cérebro entenda que aquele lugar é um lugar de concentração. 

Vamos agora para 5 dicas que irão melhorar sua rotina de estudos de madrugada. Comece aplicando agora mesmo, se você estuda nesse horário, e veja a diferença já na semana que vem. 

1 – Faça um estudo intervalado

Vamos supor que seu período de estudo seja até 1 hora da manhã. Pegue o tempo disponível e divida em blocos de 50 minutos no máximo, com intervalos de 10 a 15 minutos entre um bloco e outro. Para cada bloco coloque matéria e resolução de questões. Um dica é usar a Técnica Pomodoro (Link) para gerenciar melhor o tempo de estudos e de intervalo. 

Sua divisão poderia ficar assim: 

2 – Faça revisões semanais

As revisões semanais são importantes para fixação do conteúdo. Nunca comece outra semana de estudo sem ter feito a revisão da semana anterior. Pode parecer perda de tempo, mas esse processo irá diminuir aqueles efeitos que comentamos anteriormente, a privação do sono e a diminuição da retenção de informação. Este procedimento ajuda na fixação da matéria, faz com que você ganhe tempo com o edital aberto, por exemplo, mantendo aquele conteúdo mais tempo na memória.  Invista em um dia da semana para revisar todo conteúdo já estudado.

3 – Se der sono, durma!

Se no decorrer do seu horário de estudo der sono, não fique brigando contra você mesmo. Durma e deixe seus estudos para o dia seguinte, mas que isso não vire uma regra, ok?

Mas caso isso ocorrer de forma episódica, um bom meio de tirar aquela sensação de sonolência é tirar um cochilo de 10 ou 15 minutos. Parece pouco, ou até sem sentido, mas um pequeno cochilo será como um carregamento rápido de suas baterias, suficiente para voltar com um pouco mais de gás. Depois desse cochilo, levante-se, faça uma caminhada, alongue-se e volte aos estudos.

4 – Deixe o ambiente de estudos bem iluminado

A maneira que seu ambiente de estudos está iluminado pode ser preponderante no seu maior ou menor tempo de estudo.

Em um ambiente mal iluminado, sua pupila tende a dilatar mais para captar mais luz. Isso pode causar cansaço na visão e dor de cabeça, prejudicando seu tempo de estudos.

Em um ambiente adequadamente iluminado, você poupa esse esforço da pupila e não desvia sua atenção. Assim, aumenta seu prazer na leitura sem que a iluminação interfira no seu processo de concentração.

O ideal é que a luz simule a luz natural do dia. Essa luz é melhor por nem ser muito clara nem escura e por não gerar muitas sombras durante a leitura. 

Ilumine seu ambiente de modo que a luz não ofusque também sua visão. O ofuscamento pode causar um incômodo e distrair sua atenção. 

5 – Faça resumos dinâmicos

Na hora de preparar seus resumos, aliados a resolução de questões, tenha em mente que será necessário recuperar aquela informação de tempo em tempo, como dissemos no tópico 2. 

Invista na produção de um resumo mais visual. Trabalhe com cores diferentes, marcadores de texto, setas, desenhos, vale tudo para melhorar a recuperação dessa informação depois.

A confecção de mapas mentais é umas das melhores ferramentas nesse momento. Nela irá desenvolver uma árvore de informações fáceis de serem usadas em uma revisão. E o melhor é que você criará esse entrocamento de informações, melhorando ainda mais a retenção da matéria. 

Foram 5 dicas rápidas que podem melhorar sua rotina de estudos, caso você estude somente no horário da noite. Coloque-as em prática e comente aqui embaixo como está sendo sua adaptação a cada uma delas. 

Aproveite e assista ao vídeo que o Renan deixou em nosso Instagram. Visite nossas paginas nas redes sociais e participe nos comentários.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Fabrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários