Notícias

5 motivos para estudar para a PF antes do edital.

5 motivos para estudar para a PF antes do edital.
03-02-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , ,

Antecipar a organização do seus estudos em um concurso como o da Polícia Federal é fundamental para um ótimo resultado.

No dia 29 de janeiro de 2020, houve uma solicitação de 3 mil vagas pelo Direitor-Geral do Departamento de Polícia Federal Maurício Valeixo. Esse pedido mostra a intenção do DPF em realizar um concurso ainda neste ano de 2020.

Dos 3 mil cargos solicitados, há uma expectativa muito grande para que boa parte dessas vagas seja para o cargo de Agente de Polícia Federal. Serão distribuídas também vagas entre as demais áreas administrativas da instituição.

Nessa fase de solicitação, muitos concurseiros relaxam nos estudos ou preferem ainda esperar a autorização do concurso para começarem a estudar. Pensamento muito prejudicial, pois é nessa fase, de relaxo da maioria, que você pode ter a vantagem necessária para estar à frente dos demais.

Por isso, traremos 5 motivos para não esperar a autorização do concurso para começar a organizar sua rotina de estudos.

1 – Ganhe tempo se organizando agora!

É certo que maioria dos candidatos irá esperar a autorização do concurso, ou até mesmo o edital sair, para iniciar uma rotina de estudos. O pensamento comum é de estudar alguma disciplina que não vai cair na prova, mas não tem outro jeito, o seu referencial nessa etapa será o último edital.

Um concurseiro experiente sabe a importância de aproveitar o tempo nessa fase pré autorização. Quem estuda antes da publicação do edital sai na frente dos concorrentes, ganhando mais tranquilidade para realizar a prova.

2 – Use o edital anterior

Para cada cargo existem matérias que são sempre cobradas. Uma boa dica é começar por essas matérias.  Se você estudar a partir do edital da última prova, o mais provável é que sejam feitas apenas algumas mudanças para o edital seguinte, mas o núcleo de matérias cobradas será o mesmo.  Comece por português, RLM, penal, processo penal, direito constitucional, por exemplo.

Importante lembrar que podem haver mudanças como a troca da banca que realizará o concurso. Mesmo que seja trocada a banca, você estará estudando o conteúdo mais provável para seu concurso, pois o edital anterior serve como um guia para você não estudar fora da área que cobrança do seu certame.

Banner GPI Agente da PF

3 – Faça uma rotina de estudos menos cansativa

Geralmente, a publicação do edital é feita poucos meses antes da realização da prova. Depois do edital publicado é impossível se dedicar a todo o conteúdo exigido com afinco. Por isso, iniciar seus estudos antes fará você criar uma rotina menos estressante.

Fazer um estudo por ciclo nessa fase é interessante, pois agilizará seu processo de estudos. Enquanto a maioria estará esperando a autorização ou a publicação do edital, você estará vendo todo o núcleo de conteúdo do edital passado e adiantando sua rotina com o edital aberto.

Nós explicamos: se você estudar a partir do edital da prova anterior, quando sair o edital do seu concurso, você já terá visto a maioria das matérias exigidas pelo certame, deixando mais tempo para conteúdos novos e que exigirão de você mais dedicação para aprender.

Por isso, faça um ciclo de estudo, use a Técnica Pomodoro para te ajudar, e resolva muitas questões anteriores da banca. Quando sair o edital, você intensifica e foca no conteúdo que possui maior dificuldade.

4 – Use seus resumos nas revisões

Já sabemos que a curva do esquecimento age em nosso cérebro pouco tempo depois de estudarmos. A retenção de conteúdo precisa de uma rotina constante de revisões.

Curva de Esquecimento

Como há tempo, perca um tempo elaborando seus resumos e mapas mentais. Quando o edital estiver aberto, poderá focar na revisão de todo conteúdo que já viu e dedicar mais tempo para alguma disciplina que talvez não tenha visto.

A confecção de mapas mentais acelera muito o processo de retenção do conteúdo na memória. Existem programas online que podem te ajudar nesse processo.

 5 – Prepare-se com qualidade

Estudar com alguém que entende do assunto é muito melhor do que estudar sozinho. Ter uma pessoa para orientar os estudos ajudará você a compreender qual caminho deve seguir. Por isso, estamos aqui para te ajudar nessa caminhada. Conheça nosso Fábrica de Policiais, mentoria completa até sua aprovação.

No Fábrica te mostramos os principais erros que cometemos em nosso caminho até a aprovação, como evitá-los e quais técnicas de estudos usamos para ganhar tempo e otimizar nossa rotina de estudos.

Além do Fábrica de Policiais, temos o nosso Grupo de Preparação Intensiva (GPI). Grupo de estudos no Telegram voltado para resolução de questões. Nele focamos naquilo que é mais cobrado nos concursos das carreiras policias. Clique no banner e venha estudar usando o Estudo Reverso para otimizar seu aprendizado.

Acompanhe nossas redes sociais, comente e participe das enquetes!

Comentários