Notícias

5 passos para começar a estudar para concurso.

5 passos para começar a estudar para concurso.
10-02-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , ,

Para começar a estudar para concurso com eficiência é preciso seguir alguns passos básicos.

O ano de 2020 começou com tudo, autorização de concurso para o Depen, solicitação de 3 mil vagas da Polícia Federal, sem falar do concurso de Escrivão da PCDF que está com edital aberto desde dezembro de 2019.

Muitos órgãos se movimentando para formação de banca para seus concursos, como é o caso do Senado Federal que se manifestou para a escolha da banca para seu concurso autorizado em outubro de 2019.

Dentre essa avalanche de concursos esperados em 2020, fica na cabeça do concurseiro iniciante como começar a estudar e aproveitar todas essas oportunidades que estão por vir.

Pensando nisso, estabelecemos 5 passos que você precisa seguir para começar a estudar para concurso com eficiência e agarrar sua vaga nesse ano de 2020.

1 – Escolha seu concurso alvo

Fase importante para quem vai começar a estudar para concurso, definir para qual carreira quer estudar. Aqui no Operação Federal, somos especialistas em carreiras policiais. Inclusive o nosso Fábrica de Policiais é um programa de treinamento voltado para as carreiras policiais.

A escolha do seu concurso alvo, por exemplo Agente da PF, não quer dizer que você não possa fazer outros concursos durante sua fase de estudos. Na verdade, incentivamos isso, como forma de treinamento dos seus conhecimentos. Mas é preciso aqui definir seu objetivo de carreira do serviço público.

Definir seu concurso alvo o ajudará a manter uma meta, estudar matérias pertinentes, ainda que o edital mude. Sempre existem núcleos de matérias relevantes em cada concurso, se atente a elas.

2 – Organize e planeje seus estudos

Você definiu para qual concurso quer estudar, mas e agora? É preciso que você organize seu tempo. Ache horários livres e um ambiente propício para se dedicar aos estudos. Nessa postagem em nosso blog explicamos como fazer isso. (Link)

Mas por onde começar se eu nunca estudei? Comece pelo básico, verifique as matérias que foram cobradas no último edital do seu concurso alvo. Baixe a prova do último concurso e anote o número de questões de cada matéria.

Essa é uma das formas de saber quais as matérias mais relevantes para seu concurso. A partir daí é possível elaborar um planejamento de estudos diário com as matérias pertinentes para o certame que você escolheu.

3 – Defina seu material de estudo

Melhor estudar por vídeo aula ou PDF? Nós dizemos: os dois! Não há melhor meio, nem mais nem menos eficiente. Cada um aprende de maneira diferente. Existem matérias que por vídeo aula você poderá aprender mais, como matemática ou informática, por exemplo.

Também não tem como dizer que cursinho A ou B é melhor. O material didático é importante sim, mas o mais importante será sua organização e constância em sua rotina de estudos.

Escolha o cursinho A ou B, assista vídeo aula ou estude só por PDF, não importa, planeje sua rotina de estudos e use o material que escolheu. Apenas defina como melhor você aprende e assimila o conteúdo e bola pra frente!

4 – Faça revisões constantemente

Estudar para concurso é bem diferente que estudar para fazer uma prova na faculdade. Para a prova da faculdade, é feito um estudo na véspera de prova ou dias antes apenas, pois e feito uma prova de cada matéria por vez.

Estudar para concurso é muito mais complexo, é como se todas as matérias e todos os conteúdos da faculdade fossem cobrados no mesmo dia. Com certeza, você não estudaria apenas dias antes da prova.

Por isso é importante manter uma rotina de revisões regulares. Esse processo de revisão pode ser em resumos, mapas mentais ou resolução de questões. Encontre a melhor metodologia para rever o conteúdo estudado.

Uma boa dica é rever o conteúdo estudado na semana aos sábados ou domingos. Assim, sua memoria de curto prazo é acionada e a curva de esquecimento é diminuída. Para saber mais sobre curva de esquecimento, veja essa postagem em nosso blog. (Link)

5 – Mantenha-se motivado

Aqui é o calcanhar de Aquiles de muitos concurseiros iniciantes, manter-se motivado. O grande desafio é não cair na procrastinação do tempo. O grande segredo por trás de todo aprovado em concurso é a força de vontade, persistência e paciência na rotina de estudos.

Sugerimos colocar um papel de parede motivador em seu computador, imprimir frases de motivação e assistir a vídeos motivacionais no Youtube. Mas é pra assistir e voltar a estudar, hein!

Não tem como dizermos para você em quanto tempo será aprovado no concurso dos seus sonhos. Isso dependerá da sua dedicação e foco no objetivo traçado, pois estudar para concurso é um investimento a longo prazo.

Estamos aqui para te ajudar com materiais motivacionais em nosso Instagram, Facebook e Grupo no Telegram. Postamos diariamente materiais que o ajudarão em momentos de cansaço mental, pois conhecemos a rotina cansativa dos estudos.

Clique nos banners abaixo e conheça o Fábrica de Policiais e o Grupo de Preparação Intensiva (GPI), nossas metodologias de ensino que irão aumentar seu desempenho e aperfeiçoar seu aprendizado.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Fabrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários