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A importância de dormir bem no estudo para concurso

A importância de dormir bem no estudo para concurso
19-12-19 | Dicas de Estudo | admin |

Quem nos acompanha no Instagram diariamente vê que colocamos conteúdos e dicas de estudos que podem te ajudar em sua preparação. Uma delas iremos citar aqui, a importância de dormir para a correta retenção do conteúdo estudado.

Quanto mais se aproxima a data para a prova do nosso concurso, mais queremos aproveitar cada minuto e aumentar nossas chances de aprovação. Porém esse tempo está comprometendo suas horas de sono, saiba que trocar o sono por estudo nem sempre é uma boa ideia.

É fácil acreditar que é possível acostumar o corpo a dormir menos, aproveitando ao máximo as horas disponíveis do dia para estudar. No entanto, estudos mostram que o déficit de sono reduz a capacidade de planejar e executar atividades simples do dia a dia.

Seu desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono, que está em dormir entre 7 a 9 horas por dia. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida.

Dormir é uma atividade importantíssima para manter nosso corpo saudável, assim noites mal dormidas atrapalham a capacidade de absorver os conteúdos estudados durante o dia. Pesquisas indicam que quem dorme 8 horas diariamente consegue realizar tarefas com maior agilidade quando comparado com aqueles que não dormiram adequadamente, por exemplo.

Pelo fato de não dormir corretamente, apresentamos desgaste físico, diminuição acentuada das nossas capacidades cognitivas, aumento do nível de estresse e até mesmo diminuição da capacidade de defesa do nosso sistema imunológico. Há ainda outros problemas, após vários anos de noites mal dormidas, o sistema cardiovascular começa a ser prejudicado, envelhecemos precocemente e tornamo-nos mais propensos a diabetes e obesidade.

Se você precisa estudar, dar uma intensificada nos últimos dias antes da prova, os efeitos de perder poucas noites de sono podem ser facilmente restaurados em alguns dias, mas permanecer sem dormir corretamente por muitas noites seguidas, prejudicará sua qualidade na retenção do conteúdo, e consequentemente seu processo de aprendizado será mínimo.

O que acontece quando você dorme menos?

Foram feitos vários estudos sobre o sono com a intenção de medir como as pessoas reagiriam a certos estímulos depois de determinadas horas de sono.  As pessoas que dormiram por 8 horas ou mais resolveram tarefas complexas 17% mais rápido do que os outros que dormiram menos. Em outras tarefas, um pouco mais simples, os participantes que descansaram por mais tempo solucionaram as lições com uma margem de tempo 70% menor.

Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Dormir não mais de quatro horas durante seis dias faz seu organismo funcionar comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade, com níveis de insulina semelhante ao de um portador de diabetes. Ou seja, dormir deve fazer parte da sua rotina de estudos.

Riscos provocados pela falta de sono

  • No curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
  • No longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.

Dicas para dormir melhor

  • Pratique exercícios físicos, pois essa prática ajuda a melhorar a qualidade do sono e a ter uma melhor postura ao deitar;
  • Evite muita iluminação no quarto no momento de dormir;
  • Escolha um colchão adequado para seu tipo de corpo;
  • Estabeleça horários fixos para dormir;
  • Não assista à TV ou realize atividades relacionadas com trabalho ou estudo na cama;
  • Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão, álcool e estimulantes, como café e refrigerantes de cola, antes de dormir;
  • Antes de dormir, tome um banho quente para ajudar a relaxar.

Seguindo essas simples dicas você terá uma noite de sono mais longa e poderá aproveitar seu dia e sua rotina de estudos com mais eficiência. O simples hábito de dormir melhor pode te levar até a sua aprovação.

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