Notícias

Aprenda a gerenciar seu dinheiro durante a preparação.

Aprenda a gerenciar seu dinheiro durante a preparação.
20-03-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , ,

No início de nossa jornada nos estudos, nem sempre temos dinheiro disponível para investir em uma preparação adequada comprando aquele cursinho que julgamos ser o melhor.

Com certeza muitos concurseiros, e até mesmo nós do Operação Federal, já fizemos essa pergunta quando começaram a estudar para concurso: vale a pena fazer um bom investimento na preparação para concurso público?

Há quem goste de estudar sozinho, o que pode ser mais barato, há quem prefira uma sala de aula com um professor para tirar as dúvidas na hora, podendo ser mais caro. 

Ter o material de estudos certo é o fundamental para uma boa preparação. Nessa hora, o barato pode sair caro e o caro pode parecer muito mais caro caso seu nome não apareça na lista de aprovados. 

Pensando nisso, faremos uma lista de 5 passos simples para você valorar como investir seu dinheiro na compra do seu material de estudos para estudar economizando. 

1 – Faça um planejamento de gastos

Compartilhamos, por várias vezes aqui, que estudar com antecedência é a chave de uma boa preparação. Por isso, fazer o planejamento de custos antes de comprar seu material também é importante.

Alguns cursinhos disponibilizam amostras grátis do conteúdo didático para você poder saber como é o formato da aula, a metodologia do professor e a grade de conteúdo de cada matéria. 

Avalie cada um em relação ao preço total, parcelamento, desconto à vista e período de acesso ao conteúdo no site. Mas cuidado para não se empolgar muito com preços baixos, você precisa nivelar a confiabilidade com a qualidade do material.

2 – Não fique pulando de material didático 

O grande mal que os grupos de rateio fazem é a facilidade de comprar um cursinho com um preço muito abaixo do vendido pelo site oficial. Isso leva à compra de vários materiais de estudos.

E qual o problema disso? O concurseiro fica com tanto material disponível que acaba não estudando corretamente. Além de gastar o mesmo que o curso normal fora do site de rateio.

Por isso, tenha apenas um material de estudos. Fuja da tentação de comprar outros cursinho por estarem baratos. Foque em apenas um material, siga sua grade de estudos e tudo dará certo.

Tenha em mente que não é o material sozinho que fará o milagre da aprovação, serão suas horas de dedicação diária que proporcionarão isso.

3 – Estude online

Desde pequenos aprendemos a estudar em sala de aula junto a outras pessoas e com um professor ensinando. Muitos ficam bitolados a essa regra e acreditam que somente conseguirão tirar suas dúvidas e aprender melhor com a ajuda de um professor.

Você já tentou estudar online? Pense nos gastos que serão evitados: transporte, alimentação… Mas não queremos determinar o que é certo ou errado. É preciso colocar em equilíbrio qualidade e confiabilidade, lembra? 

Entretanto, o cursinho online te dará a facilidade de não precisar se deslocar para começar a estudar. Imagine um dia cansativo de trabalho, você teria que ir até o cursinho presencial, certo? 

Essa economia de tempo pode ser o que você precisa para dar aquele gás necessário para começar a estudar.

4 – Faça grupos de estudos

Não há dúvidas que gostaríamos de um coach para estar 24 horas disponível para tirar nossa dúvidas. No entanto, se o preço ainda não entra no seu orçamento (rs), tente estudar em grupo. 

O estudo em grupo favorece compreensão de conteúdos extensos e complicado com a troca de experiência entre os colegas. Você consegue aprender muito mais explicando que somente lendo o material didático. Ou ainda, pegando aquele bizu com um colega com mais bagagem de estudo.

O compartilhamento da rotina de estudos é um bom motivador em períodos sem previsão de edital. A troca de experiência e essa proximidade com outros concurseiros ajuda a manter o foco. 

Leia essa matéria sobre estudo ativo e veja as vantagens dos diferentes métodos de estudo.

Leia também: Por que o estudo ativo é melhor para o concurseiro?

5 – Busque conteúdos gratuitos 

Muitos cursinhos disponibilizam materiais gratuitos em seus sites. Esses materiais podem ser aulas demonstrativas, vídeos de dicas, questões comentadas, e-books gratuitos e materiais de atualização de legislações que foram alteradas.

Você precisa dar um uso melhor a internet que somente navegar pelas redes sociais minando seu tempo de estudos (rs). Siga nosso Instagram, por exemplo, que constantemente deixamos dicas sobre conteúdos em nossas postagens.

Faça pesquisas por promoções e cupons de descontos. Porém não espere isso com a proximidade do edital, os cursinhos tendem a aumentar o preço nesses períodos de maior demanda.

Um dos conteúdos gratuitos que você pode aproveitar agora é baixar nosso ebook: 03 PASSOS PARA SER APROVADO EM CONCURSOS DAS CARREIRAS POLICIAIS. 

Esse e-book é um manual completo para todos que querem aprender a estudar da forma correta para os concursos policiais, principalmente os da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Agora queremos saber de você, já usou algum desses passos para economizar? Deixe aqui nos comentários o que você faz para gerenciar seu dinheiro nesse período de preparação. 

Aproveite também e entre em nosso grupo no Telegram para ficar por dentro de notícias de concurso e dicas de estudos. É rapidinho, só clicar no banner abaixo. 

Comentários