Notícias

APRENDA COMO TER EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSO

APRENDA COMO TER EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSO
12-08-19 | Dicas de Estudo | admin |

A saúde e o equilíbrio emocional são necessários para que a pessoa possa empreender seus projetos.

O que define nossa capacidade de andar sobre o terreno instável não tem nada a ver com o terreno. O que define a marcha não é a natureza do terreno, mas a natureza do caminhante. Uma pessoa ‘torta’, mesmo com chão estável, vai mancar. Uma pessoa equilibrada, porém, caminha bem no terreno fofo ou irregular. E é fato: a vida nos concursos é repleta de terrenos irregulares, instáveis…

O que define sua capacidade de caminhar em direção aos sonhos não é o terreno, mas sua verticalidade. Se perder o eixo, você entra em caos. E com caos, as coisas não andam, seus estudos não progridem. E, provavelmente, você impute tudo isso ao cenário em que se desenvolvem suas lutas. Posso dizer que o problema não é o cenário: é você! Eis uma notícia maravilhosa: quando a solução dos nossos problemas não reside na mudança do cenário, que depende de terceiros, isso significa que temos em nossas mãos a capacidade de mudar nossa história.

As pessoas, em geral, ficam torcendo para que o ambiente mude e se torne favorável a seus planos, mas, na maioria das vezes, o caos externo é um sintoma da falta de harmonia interna. Apesar das características pessoais e de cada história, a questão do concurso é a mesma para todos os candidatos, assim como o número de vagas e as matérias para as provas. Em resumo: você terá que vencer o mesmo desafio. Claro que uma pessoa com TDAH (Transtorno de Défict de Atenção) ou com dislexia por exemplo, terão mais desafios que alguém que não porte essas características. Porém, no geral, o que define o resultado é você!!

Um caminho para controlar sua emoção e se esforçar muito pelo seu sonho, é parar de achar que tem que ser perfeito. Ninguém é ‘super-homem’ ou ‘mulher-maravilha’. É necessário um mínimo de equilíbrio na administração do tempo. Estudos em conjunto com atividades físicas ajudam no alívio do estresse, e se organizar ajuda ainda mais o cérebro entender o que são prioridades.

Ressalto que o concurso público é um projeto para médio e longo prazo. Ter a participação de pessoas na montagem da estrutura emocional é muito importante para nosso equilíbrio. Há quem tome amigos como inspiradores. Outros, usam o que querem legar para os filhos como instrumento de força psíquica. Seja como for, saiba que a hora em que você encontrar seu eixo, o caminho mais arenoso será trilhado com firmeza.

Faça um balanço do que deu certo até agora e o que precisa ser mudado ou ajustado. Se a aprendizagem no primeiro semestre foi satisfatória, mantenha o ritmo e a forma de acompanhamento das atividades e de estudo. Se não foi, avalie o que deu errado, por que deu errado e mude a forma e o ritmo.

 

Duas dicas importantes irão te ajudar nesse equilíbrio emocional:

 

Pratique o Autoconhecimento. Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.

 

Busque o Autocontrole. Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que as atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.

 

Se houver caos, busque, primeiramente, as soluções dentro de si mesmo. Busque aquilo que você acredita e quer para si.

Comentários