Notícias

Autorizado o concurso da Polícia Legislativa do Senado!

Autorizado o concurso da Polícia Legislativa do Senado!
10-10-19 | Notícias Concursos | admin |

Está autorizado o concurso do Senado Federal para o cargo de Policial Legislativo. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 03 de outubro.

Segundo a portaria que autoriza esse certame, o Senado poderá chamar um número de vagas além do quantitativo oferecido no edital, já que haverá formação de cadastro reserva. Porém, para isso acontecer, será preciso atender alguns requisitos como a ordem de classificação no concurso, a existência de dotação orçamentária para a nomeação e conveniência administrativa para o provimento.

Segundo dados da própria casa legislativa, o Senado conta com 8.736 profissionais trabalhando, divididos entre comissionados, terceirizados, efetivos, estagiários e aprendizes.

Déficit

O déficit de cargos vagos no Senado Federal chega a 2.163 cargo. Desse total, o cargo de policial legislativo federal possui 162 cargos vagos. A validade do último concurso expirou em 2014, dessa forma, o legislativo poderá realizar novas contratações através de concurso público.

Como já era esperado, a boa remuneração (R$ 19.427,79 reais) e outros benefícios prometem acirrar a concorrência deste certame, já que as provas serão realizadas em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Lembrando que a lotação das vagas ocorre somente em Brasília (DF).

Requisitos para o cargo

  1. Nível médio de escolaridade, valendo diploma de conclusão fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC;
  2. Estar classificado na forma estabelecida pelo edital do concurso;
  3. Nacionalidade brasileira;
  4. Idade mínima de 18 anos completos;
  5. Pleno gozo dos direitos políticos;
  6. Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  7. CNH categoria B ou superior,

Além de outras exigências definidas no edital.

Qual a rotina de trabalho de um Policial Legislativo

A jornada normal de trabalho é de 7h diárias, sendo possível trabalhar também por escala 24h×72h. É possível ganhar hora extra e diárias, no caso de viagens a serviço.

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e alterações posteriores).

As atividades de um Policial Legislativo abrangem: policiamento diurno e noturno nas dependências do Senado Federal, fiscalização de entrada e saída de pessoas, assistência às autoridades do Senado em inquéritos ou investigações policiais, segurança às autoridades brasileiras e estrangeiras na área de jurisdição do Senado Federal, e outras tarefas correlatas.

Etapas do concurso

O último concurso foi composto de cinco etapas, sendo: prova escrita objetiva de múltipla escolha, prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental e curso de formação profissional. A etapa da prova escrita objetiva de múltipla escolha e discursivas será realizada simultaneamente nas capitais de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. As demais etapas serão realizadas somente em Brasília-DF.

Esta é uma boa oportunidade para você que estuda para as carreiras policiais. Nós do Operação Federal daremos suporte para aqueles que desejarem ingressar nessa carreira tão concorrida. Acesse o link da Fábrica de Policiais e do GPI (Grupo de Preparação Intensiva) para saber mais sobre como adaptar seus estudos para este certame. Nos acompanhe nas redes sociais para não perder informações importantes sobre os concursos policiais.

Operação Federal no Instagram 

Fábrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva

Comentários