Notícias

CÁCERES/MT

CÁCERES/MT
17-09-19 | Lotações de Fronteira | admin |

Uma grande preocupação para quem presta concurso policial ne esfera Federal é: quanto tempo vou ficar longe de casa até conseguir uma melhor lotação e voltar para perto de casa? Não se desespere, o OF está aqui para te passar alguns “bizus” das lotações localizadas em várias partes do país, muitas delas em zona de fronteira. Neste post falaremos um ´pouco sobre Cáceres, no Mato Grosso.

Localização e Clima

Localizada na mesorregião Centro-Sul do estado de Mato Grosso, Cáceres tem uma população estimada em 93.882 habitantes, segundo dados do IBGE em 2018.

O município faz fronteira com a Bolívia e é também abrangida pelo recebimento do adicional de fronteira. Possui pontuação 4 para concurso de remoção. Essa pontuação é contada POR DIA passado naquela lotação. Assim, um policial que passar 365 dias em uma cidade de pontuação 4 vai ter 1460 pontos, ao passo que uma pessoa que passar os mesmos 365 dias em uma cidade de pontuação 2, vai ter 730 pontos. Esses pontos se acumulam com o passar dos anos, não são zerados a cada vez que se muda de lotação.

Voltemos a falar um pouco mais sobre Cáceres. O clima é tropical semiúmido, apresentando temperatura média anual de 26 °C, mas como quase nunca temos vento por lá, a sensação é de muito calor a maior parte do tempo. Possui duas estações bem definidas, uma chuvosa, entre outubro e abril, e outra seca, de maio a setembro.

Estradas

A principal rodovia utilizada para sair de Cáceres é a BR 070. Seu ponto inicial fica na cidade de Brasília-DF, e o final, no distrito de Corixa (fronteira com a Bolívia), no município de Cáceres. Umas das maiores vantagens de Cáceres em relação às demais lotações de 4 pontos é a distância da capital (Cuiabá), apenas 217km, via BR 070, que está sempre em bom estado.

Custo de vida – Aluguel/Bancos/Comércio

O custo de vida é um pouco alto se comparado a outras cidades de fronteira. O aluguel de boas casas e com preços baixos são difíceis de achar por lá, portanto, caso queira morar bem, terá que pagar aluguel próximo de R$ 1.700,00. Casas comuns são encontradas por pouco mais que R$ 1.000,00 (dois ou três quartos, sem laje, etc.). Seja lá qual for sua escolha, aconselho a não alugar casas em ruas sem pavimentação, pois na época da estiagem há muita poeira e na época da chuva bastante lama.

Já na parte de comunicação móvel e internet, as principais operadoras têm sinal, mas todas com limitações. É bem comum, ao viajarmos dentro da circunscrisção, passarmos por municípios onde determinadas operadoras ficam sem sinal. Na zona rural é difícil ter sinal de qualquer uma delas. A Internet oferecida em conjunto com TV e telefone fixo está limitada a 15 MB de velocidade, varianda para menos de acordo com a distância que o cliente morar da central da provedora, que fica no centro da cidade.

A cidade é atendida também pelos principais bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

O preço de alimentos aqui é bem mais alto do que nas demais regiões do país. Existem algumas dificuldades de conseguir alguns tipos de frutas, os supermercados têm um dia específico de chegada das frutas (melhor dia para comprá-las).  Até mesmo na feira de frutas, sábado à noite e domingo pela manhã, os preços são elevados, muito semelhantes aos dos supermercados.

O único alimento com preço mais em conta aqui do que no resto do país é a carne bovina (por incrível que pareça, vivemos no pantanal, mas peixe é caro aqui).

Educação

Um dos atrativos da educação em Cáceres são os cursos de Medicina e Direito oferecidos na universidade estadual (UNEMAT). Muitos colegas e seus familiares frequentam esses cursos, em especial o curso de Direito, para o qual conseguem aprovação no vestibular ou ENEM sem muita dificuldade. Temos colégios com educação um pouco limitada em relação às demais regiões do país.

Saúde

Esse é um ponto no qual a cidade de Cáceres deixa a desejar. Os planos de saúde são aceitos na maioria das clínicas, mas há carência de especialistas em diversas áreas. O atendimento na rede pública é deficiente, até por que muitos bolivianos também procuram atendimento aqui. Por esses motivos, é crucial que tenhamos plano de saúde e, sempre que o problema é mais grave, temos que nos deslocar para a capital do estado, Cuiabá.

Criminalidade

Atuamos contra diversos tipos de crimes aqui, como tráfico de drogas, desvio de recursos públicos, crimes ambientais em terra indígena, entre outros. Como integrantes da sociedade de Cáceres, estamos sujeitos há alguns crimes locais. Exemplo foi o  furto na casa de um colega que viajou, por isso é necessário muito cuidado com armas e outros equipamentos acautelados. É muito comum aqui o roubo de carros para passar para a Bolívia, em especial caminhonetes, alguns modelos de motos e outros automóveis.

Lazer

Não temos shoppings nem parques na cidade, quando queremos esse tipo de lazer vamos a Cuiabá. Há boate, cinema e muitos bares na cidade, que são bastante frequentados.. Temos ainda duas festas na cidade, o FIPe (Festival Internacional de Pesca Esportiva) e a ExpoCáceres.

Estrutura da Delegacia da Polícia Federal– Ambiente de trabalho, rotina e missões

A estrutura da delegacia é ótima (academia, salas amplas, auditório, etc.), foi inaugurada em 2015. O ambiente de trabalho é muito bom e temos muito trabalho para ser feito. A sensação é de que se o efetivo fosse dobrado ainda faltariam policiais para completar toda a rotina do dia. Só há uma rotina específica quando estamos no expediente, mas é comum sair em missões, que podem durar meses (por vezes fora do estado).

Considerações de um servidor lotado em Cáceres:

“Não só recomendo, como permanecerei aqui por mais um ou dois concursos (Confúcio: “A palavra convence, o exemplo arrasta.”). Acredito que as vagas de Cáceres serão rapidamente esgotadas (em 2015, com 713 formados na ANP, o 146º colocado do curso de formação da ANP escolheu a última das 13 vagas oferecidas para Cáceres), pois temos uma das maiores pontuações da PF (4 pontos), adicional de fronteira, cidade com estrutura rasoável, a 217km de Cuiabá (com acesso por rodovia em perfeito estado de conservação), delegacia com instalações novas, ótimo clima de trabalho e muito mais. O custo de vida aqui é alto, mas ainda assim é um dos mais baixos das lotações de Mato Grosso, estado que acredito ter algumas das melhores lotações que serão oferecidas para a APN 2020 e ANP 2021.”

Essa foi uma pequena descrição da cidade de Cáceres. Traremos algumas outras para que você possa fazer a melhor escolha de lotação depois de aprovado. Nos acompanhe nas redes sociais e faça parte da Fábrida de Policiais. Conheça também o Grupo de Preparação intensiva (GPI). Acesso o link aqui na página para saber mais.

Operação Federal no Instagram 

Fábrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva

Comentários
X