Notícias

COMO CONCILIAR OS ESTUDOS PARA PF E PRF?

COMO CONCILIAR OS ESTUDOS PARA PF E PRF?
31-12-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

Salve, guerreiras e guerreiros!

 

O final de 2020 está sendo muito movimentado para os concurseiros das carreiras policiais. A Polícia Federal possui 1500 vagas autorizadas sendo 893 para agente e 400 para escrivão.  Já a Polícia Rodoviária Federal conta com 1500 vagas autorizadas.

Apesar de somente a PF ter confirmado a Cebraspe como banca organizadora, é muito provável que a PRF siga o mesmo caminho. Com os dois certames abertos, seria possível conciliar os estudos para ambos?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, sim é possível!

 

DISCIPLINAS COMPATÍVEIS

Com base nós últimos editais, verifica-se que 8 matérias foram comuns, ou seja, iguais, nos dois concursos, são elas: Português, Informática, Raciocínio Lógico Matemático, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial. A tabela abaixo ilustra o comparativo das matérias cobradas nos últimos concursos dos órgãos.

 

Cabe ressaltar, ainda, que as referidas disciplinas são também cobradas em todos os concursos para as polícias civis estaduais e são consideradas as matérias básicas para os concursos policiais.

 

RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS

Apesar de serem iguais, existem pequenos ajustes na compatibilidade das disciplinas.

Na PRF a parte jurídica compõe um bloco inteiro possuindo grande relevância. Já na PF, essa parte é parte integrante do Bloco I com consequente perda de destaque.

Outra importante diferença de relevância diz respeito à disciplina de informática. Na PRF ela é integrante do Bloco I e na PF possui um bloco inteiro contando com 36 questões.  Por ser muito profundo, o estudo de Informática para a PF engloba todo o conteúdo dessa matéria para a PRF.

Português compõe o Bloco I de ambos os concursos, com considerável número de questões, sempre girando em torno de 20.

 

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

A PRF possui um bloco inteiro dedicado à legislação de trânsito, enquanto PF possui um para contabilidade. A prova de escrivão também conta com arquivologia, a qual divide o bloco II com Contabilidade.

Dentro do Bloco I também há mudanças. A Polícia Federal cobra conhecimentos em Estatística e a PRF em Física, Geopolítica e História da PRF.

 

ESTRATÉGIA DE CONCILIAÇÃO

Estudar as matérias básicas, alternando em seu ciclo de estudos as matérias específicas e cada certame é uma estratégia estranhamente válida. Por exemplo: Ciclo de matérias básicas mais Contabilidade e, após o término do conteúdo da última, inserir legislação de trânsito. Sempre, é claro, sem esquecer as revisões.

Outra forma de conciliação seria cobrir as matérias básicas e, após, efetuar um ciclo com as matérias específicas sempre revendo o ciclo básico.

 

Por falar em ciclo básico, você já domina essas matérias?

 

O OPERAÇÃO FEDERAL, através da MONITORIA ESTRATÉGICA POLICIAL , te ajuda a estudar de forma dirigida e consciente para a todas as polícias do Brasil. A MEP conta com material de apoio teórico, aproximadamente 1500 questões comentadas e uma planilha de estudos que planeja a sua execução! É só estudar.

 

E então, guerreiros? Qual dos dois certames é a sua meta? Deixe aqui nos comentários!

 

A equipe do OPERAÇÃO FEDERAL deseja todos seus alunos e seguidores um excelente 2021 cheio de realizações e, é claro, aprovações!

Comentários