Notícias

COMO CRIAR METAS DE ESTUDO

COMO CRIAR METAS DE ESTUDO
23-07-19 | Dicas de Estudo | admin |

Você costuma se imaginar daqui a 5 ou 10 anos? Pensa em algo que deseja fazer daqui a 6 meses? Ou talvez esteja preocupado com as tarefas que precisa concluir amanhã?

Em níveis diferentes, todos os dias precisamos estabelecer metas e, logo em seguida, começar a trabalhar para alcançá-las.

A questão é que dependendo de como essa definição é feita, se torna praticamente impossível transformar em realidade o que foi planejado.

Então, como definir metas que realmente te levem mais longe e permitam que os seus objetivos sejam conquistados?

Primeiramente, defina metas que o motivem. Ou seja, assegure-se de que são metas importantes para você. Muitas vezes, definimos metas motivadoras, mas que possuem grandes obstáculos. Por exemplo, alguém que deseja passar em um vestibular ou em um concurso público. Ainda que, nesses casos, assegurar a vaga e seu futuro sejam extremamente motivadores, as dificuldades existentes no percurso podem desanimá-lo. Nesse caso, concentrar-se no resultado final é extremamente motivador.

Uma dica para assegurar que suas metas sejam motivadoras: escreva por que essa meta é importante para você. Dirija a si mesmo a seguinte pergunta: Se eu quisesse motivar pessoas para se dedicarem à mesma meta que desejo, quais argumentos que eu utilizaria para convencê-los de que valeria a pena? Anote esses argumentos e os utilize em momentos que fraquejar diante das dificuldades em alcançar suas metas. Assim, crie uma meta motivadora. A motivação é uma das chaves para alcançar seus objetivos.

Segunda dica: estabeleça prioridades. Além de criar metas motivadoras, é importante que você evite criar metas excessivas. Quando você estabelece um número excessivo de metas, acaba por não conseguir completar seus planos. Assim, ficará desmotivado e alimentará a procrastinação.

Terceira dica: escreva suas metas. Ao escrever suas metas, você as torna mais reais e tangíveis. Desse modo você não tem desculpa para esquecê-las. Coloque as anotações de suas metas em locais visíveis.

Quarta dica: Faça um plano de ação. Muitas vezes, você se concentra tanto no resultado final de sua meta que acaba por se esquecer de planejar os passos necessários para alcançá-la. Anote todos os passos a serem alcançados em direção da sua meta. Conforme for alcançando cada um desses passos, faça um ok ao lado. O cérebro entende que você realizou uma atividade até o final, isso motiva a querer fazer mais.

Estão gostando dos artigos e das dicas?

Vem muita coisa boa por aí….. fiquem ligados no Blog do Operação Federal.

 

Comentários