Notícias

Saiba como estruturar sua redação para concurso.

Saiba como estruturar sua redação para concurso.
10-03-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

Com a aproximação do concurso de Escrivão da PCDF no dia 15 de março, muitos estão na expectativa para prova. Quem fez até aqui o que apresentamos em nosso Fábrica de Policiais não terá dificuldades de resolver essa avaliação que se aproxima.

Metade de sua preparação está na organização dos estudos. A outra metade está em sua constância diária e na perseverança para atingir o objetivo traçado.

Partindo dessa ideia de organização, você sabe estruturar sua redação? Falamos isso pois muitos concurseiros chegam preparadíssimos para a prova objetiva, porém pecam na estruturação e escrita da redação.

Observando esses aspectos e analisando os comentários de nossos alunos em nosso grupo fechado de estudos, fizemos um passo a passo que você poderá seguir para não perder pontos nessa prova discursiva. Partiremos do ponto de que você já tenha base para escrever uma redação para essa prova, já que a banca deu o tema em edital. 


Seguiremos uma estrutura simples, porque simplicidade garantirá que você tenha um bom aproveitamento do tema. Assim, iremos estabelecer o começo meio e fim de sua redação, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

1 – Faça um parágrafo de apresentação do tema

A apresentação do tema tem a função de introduzir o leitor na ideia que está por vir. Inicie o texto com a ideia central proposta pela banca, resumida em uma única frase, que será posteriormente desenvolvida ao longo da redação. 

Sua apresentação (introdução) do tema deve ser objetiva e sem frases confusas, pois o que virá depois dela (desenvolvimento do tema) estará diretamente ligado ao modo como as ideias foram primeiramente expostas.

Sempre bom lembrar que nesse parágrafo não há a necessidade de defender nenhum ponto. Isso será feito nos parágrafos de desenvolvimento.

2 – Argumente sobre as questões apresentadas

O desenvolvimento do seu texto é o espaço certo para discorrer sobre as ideias acerca do tema pedido pela banca. Aqui é onde seus argumentos e defesas de ideias são importantes. 

Uma dica interessante é usar para cada pedido da banca um parágrafo de desenvolvimento. Assim, suas ideias ficam organizadas e a estrutura de sua redação fica fluida para o leitor, que será seu avaliador.


Pegando como exemplo a proposta de redação da PRF 2013, depois de feita sua introdução (apresentação do tema), estruture cada pedido da banca em um parágrafo diferente. O erro mais comum é ser contraditório em algumas argumentações, usando conectivo de adversidade, fazendo o texto ficar sem um ponto definido. Fuja desse erro!

Não esqueça dos conectivos lógicos entre os parágrafos de desenvolvimento. Você pode usar, sem medo, os seguintes inícios para os parágrafos de desenvolvimento: 

  • Em primeiro lugar, o crime de contrabando pode ser definido como
  • Depois disso, podemos notar que as principais mercadorias contrabandeadas são
  • Por fim, é possível perceber diversos problemas para a saúde pública e para a economia do país sendo

3 – Conclua citando a introdução e o desenvolvimento

Sua conclusão deve ser o desfecho para o que foi dito em sua introdução e discorrido em seu desenvolvimento. Aqui é que se apresenta, de modo sucinto, as propostas de soluções ou sugestões referentes ao que foi pedido no comando da prova. 

Uma boa maneira de iniciar seu parágrafo de conclusão é usando as locuções conjuntivas conclusivas do tipo:

 

  • Dessa forma, as medidas de combate ao contrabando são …
  • Dado o exposto, as forças pública podem combater com …
  • Por todos esses aspectos, as medidas de combate ao contrabando pelas forças públicas podem ser …
  • Pela observação dos aspectos analisados, as forças públicas …

 

Depois dessas locuções conjuntivas, pode ser continuada a conclusão com outras locuções que enfatizam as ideias subsequentes:

  • Dessa forma, entende-se que as medidas de combate ao contrabando são …

 

  • Dado o exposto, conclui-se que as forças pública podem combater com …
  • Por todos esses aspectos é necessário que as forças públicas combatam fazendo …
  • Pela observação dos aspectos analisados é preciso que  as medidas de combate ao contrabando sejam …

 

Seguindo essa lógica, compreendendo o tema que a redação quer alcançar e mostrando domínio da linguagem, você está apto a receber uma excelente nota de seu avaliador. Mas não se esqueça que tudo isso será alcançado com muito estudo e treino.

Por isso, aproveite esses últimos dias de revisão para treinar também sua redação. Escreva 30 linhas diariamente sobre temas variados da proposta de temas dada em edital.

Deixe nos comentários quais são suas maiores dificuldades em escrever uma redação. Elaboraremos, futuramente, um Ebook para auxiliá-lo a definitivamente estruturar bem uma redação. Aproveite e baixe nosso Ebook “3 Passos para ser aprovado nas carreiras policiais” e aprenda a estudar da forma correta para os concursos policiais, principalmente os da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Comentários