Notícias

Como estudar com o edital aberto?

Como estudar com o edital aberto?
27-01-20 | Dicas de Estudo | admin |

Após a sanção da LOA de 2020 pelo Presidente da República, podemos vislumbrar um horizonte repleto de concursos para este ano. Você com certeza está se preparando para o seu concurso alvo e não será pego de surpresa se o edital do seu concurso abrir daqui a 20 dias, certo?

Mas claro, não será assim repentino. Haverá uma autorização, a escolha da banca e depois, sim, a publicação do edital. Mas e se essas etapas já estiverem sido concluídas e o edital do SEU concurso já estiver aberto, como estudar?

Com a publicação do edital, é preciso mudar completamente sua rotina e dinâmica de estudos. Essa mudança requer alguns ajustes na maneira como você deve estudar. É como se você estivesse em uma maratona e o dia da prova fosse a linha de chegada, é necessário um sprint final para vencer essa corrida.

Antes do edital, há aquela impressão que temos todo tempo para estudar, por isso é feito um estudo com calma, dando atenção aos pontos mais difíceis, aprofundando-se no conhecimento da matéria. Mas é só o edital sair que o desespero toma conta, a ideia de que não sabe coisa alguma bate forte.

Por esse motivo, você pode perder tempo em conteúdos que já domina e deixar de lado o que mais é cobrado nas provas de concurso tomado pela ansiedade da publicação do edital. Não vamos te deixar na mão a essa altura do campeonato, iremos comentar aqui o que ensinamos aos nossos alunos do Fábrica de Policiais para fazer quando o edital do concurso já estiver aberto.

Serão 7 dicas rápidas que poderão ser usadas por você até mesmo em uma fase pré-edital. Para um maior aprofundamento sobre organização de estudos, acesse o Fábrica para se matricular e saber mais.

  1. Analise o edital do seu concurso

Uma etapa muito importante e bem negligenciada pelos concurseiros. Quando você lê o edital, irá notar que existem tópicos do concurso anterior que não serão mais cobrados, bem como conteúdos novos que devem ser estudados.

Fique atento a esse ponto, muitas vezes os assuntos de uma disciplina ficam sob o título de outra, como o edital da PCDF para escrivão, por exemplo.  O conteúdo de direito administrativo ficou junto com o de legislação especial, tópicos 1 e 7.

  1. Faça o planejamento dos seus estudos

Geralmente, entre a publicação do edital e a data da prova, haverá 60 ou até 90 dias para a prova. Por essa razão, fazer um planejamento estratégico de como, quanto, onde e o que estudar é fundamental. Com o pouco tempo, 60 dias por exemplo, não poderá perder tempo com coisas inúteis.

  • Como estudar: por ciclo, somente usando resumos e questões, somente questões. Esse ponto é importante para definir sua estratégia. Escolher o método errado pode acabar com suas chances. (Conheça o Fábrica)
  • Quanto estudar: quantas horas por dia será preciso para estudar os novos conteúdos. Aqui você pode usar a técnica Pomodoro para dividir melhor seu tempo de estudo e aprender melhor o que mais tem dificuldades.
  • Onde estudar: definir o lugar é tão importante quanto ter um bom material. Em um ambiente barulhento você não conseguirá aprender satisfatoriamente. Procure um lugar calmo, pode ser sua casa ou uma biblioteca.
  • O que estudar: aqui você deve focar mais o conteúdo teórico das matérias que você mais tem dificuldade. Aliar isso a resolução de questões é a melhor maneira de entender como a banca pode cobrar aquela nova matéria em seu edital. Indicamos o nosso Grupo de Preparação Intensiva (GPI). Inclusive já aberto para a turma de Escrivão da PCDF (link).
  1. Identifique as matérias que merecem mais atenção

Nem todas as matérias cobradas merecem a mesma atenção de você. Defina aquelas que são as mais difíceis, aquelas que podem tomar mais tempo em sua preparação.

Matérias que você já domina, com alto índice de acerto na resolução de questões, devem ser vistas apenas por meio de material de revisão e questões. Não precisa perder tempo com o que já sabe.

  1. Defina seus horários de estudos

Tópico importante. Foi notado, baseado em pesquisas acadêmicas, que sua energia e foco são maiores nas primeiras horas do dia. Ou seja, você aprende mais no período da manhã.

Mas se você não tem esse tempo disponível, tenha seu horário para estudar. Não importa se será na parte da manhã, no meio da tarde ou no período noturno. Defina seu horário de inicio e de fim de estudo. Não negligencie, trate como um compromisso. Para otimizar seu tempo, use a técnica Pomodoro. Nessa técnica será possível definir seus horários de estudo e de descanso, também necessário em sua rotina.

  1. Resolva muitas questões por dia

Mesmo que não tenha muito tempo durante o dia, é necessário que você reserve um tempo do seu ciclo de estudos pós-edital para resolver sua bateria de questões. Dê preferencia à banca do seu concurso, pois só assim saberá como ela ira cobrar cada tópico do seu edital.

Se sua rotina de estudos pré-edital foi boa, não encontrará muitas questões inéditas para resolver. Mesmo assim refaça todas elas, anotando cada pegadinha colocada pela banca nas questões que ela cobrou nos concursos anteriores.

Se possível, resolva as questões sem consultar. Somente depois verifique a teoria para confirmar, caso tenha errado ou acertado no chute. Isso vai ajudar a conhecer o perfil da banca, estilo de perguntas e assuntos cobrados com mais frequência.

  1. Não deixe de fazer simulados

Treino é treino, jogo é jogo, e vice e versa (rs). Time que não treina, não joga bem! Mas time que treina sem um adversário não saberá refinar as qualidades e corrigir os erros. Por isso é de suma importante que você faça simulados. Muitos simulados.

Nesse pensamento, disponibilizamos para nossos alunos simulados mensais para os concursos das carreiras policiais. Acesse a página do nosso Grupo de preparação Intensiva (GPI) para saber mais sobre nossos simulados.

Tente resolver um simulado por semana. Separe os domingos pela manhã para revisões e faça os simulados no período da tarde. Uma ótima métrica para você saber a velocidade que consegue resolver a prova e gerenciar o tempo dado pela banca para o dia da prova.

  1. Não deixe de lado as revisões periódicas

Depois do edital aberto, você terá tempo para revisar toda a matéria que foi estudada ao longo de sua preparação. Separe as ultimas duas semanas que antecedem a prova para somente se focar nas revisões das matérias estudadas. Rever o conteúdo é tão importante quanto foi estuda-lo lá no início do edital.

  1. Descanse sua mente!

Não ache que porque saiu o edital você tem que estudar oito, dez horas por dia, sete dias da semana. Se você estudou com qualidade antes do edital não tem porque se desesperar agora.

O descanso é tão importante quanto a dedicação aos estudos, por isso que você precisará desse período de descanso. Mesmo nessa última fase de preparação, o equilíbrio é importante para que você não fique exausto e perca qualidade no estudo na reta final.

Assista a esse vídeo postado no nosso Instagram pelo Renan, falando um pouco mais sobre como se preparar com o edital aberto.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Fabrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários