Você que estuda para concurso já sabe sobre a importância de adotar técnicas e métodos de estudos para aumentar seu rendimento e assim garantir sua aprovação. Uma ótima técnica é o estudo por ciclos.
O ciclo de estudos é algo utilizado por aprovados em concursos de alto nível há um tempo, é uma técnica indispensável para qualquer um que pretenda estudar em alto rendimento.
Esse tipo de técnica permite que o você monte seu ciclo sem a especificação de quais dias e quais horários serão dedicados à preparação. Isso porque o ciclo de estudos é uma sequência de disciplinas a ser estudada, de acordo com a sua disponibilidade.
Por esse formato de estudos ser mais flexível, ele apresenta diversos benefícios, mas requer também mais disciplina e determinação de sua parte.
Analisando do ponto de vista científico, o ciclo de estudos ajuda a diminuir a curva de esquecimento. A curva de esquecimento surgiu de um estudo que comprovou por quanto tempo conseguimos reter um assunto com o passar do tempo.
O ciclo de estudos consiste em montar uma sequência de disciplinas a serem estudadas em determinado número de horas. Veja que não se trata de estudar em horários específicos, por isso é mais flexível, mas sim na quantidade de horas usadas por cada ciclo.
Caso hoje você tenha estudado apenas as 3 primeiras disciplinas do ciclo, no dia seguinte você deverá começar pela última disciplina não estudada, no nosso exemplo, Direito Constitucional.
Pelo fato de o estudo em ciclos não depender de uma rotina maçante, ele facilita bastante o desenvolvimento do conteúdo do edital. Podemos citar ainda uma série de benefícios.
Para começar a montar seu ciclo de estudos será preciso seguir algumas etapas:
O primeiro passo é a análise do edital. É importante que você conheça as disciplinas que serão exigidas pela banca examinadora e escolha aquelas que deverão compor seu ciclo de estudos. Será necessário priorizar mais horas de estudos em matérias que você ainda não estudou.
Sabendo quais são as matérias, é hora de definir a duração de cada ciclo e quais matérias vão entrar em cada um deles. Vamos a um exemplo:
Seguindo nosso exemplo, apenas quando finalizar o Ciclo 1 você deverá passar então para o Ciclo 2. Monte seu ciclo de acordo com sua disponibilidade de tempo. Não importa se ele será de 12h, 10h, 8h, monte de acordo com seu tempo dedicado a estudar.
Aqui você deverá avaliar qual matéria você tem mais dificuldade e qual tem mais facilidade para aprender. Uma dica interessante, e apresentada no nosso Grupo de Preparação Intensiva (GPI), é o estudo reverso. Resolvendo questões você irá saber qual o conteúdo mais cobrado pela banca. Será justamente nesse ponto que você deverá ter mais atenção e tempo de estudos.
É importante dizer que as horas consideradas no ciclo de estudos são as horas líquidas, ou seja, não está incluído o tempo gasto com lanches, idas ao banheiro, redes sociais etc.
Outro ponto importante é que a revisão é muito importante para a memorização do conteúdo. Assim, é recomendável que, ao retomar os estudos, você faça uma rápida revisão da matéria estudada no último ciclo. Lembrando que o tempo gasto na revisão também não entra no cálculo das horas líquidas, certo?
Agora que você já conhece todos os benefícios do estudo em ciclos e sabe como aplicá-lo à sua rotina de estudos, convidamos você a fazer parte do Grupo de Preparação Intensiva (GPI) e da Fábrica de Policiais.
O GPI é um grupo de estudos em que você será orientado a utilizar essas e outras técnicas que irão otimizar sua aprendizagem. Já a Fábrica de Policiais é um treinamento de alta performance voltado para carreiras policiais. Nos acompanhe nas redes sociais do Instagram e Facebook para saber mais sobre técnicas de estudos e informações sobre novos editais.
Aproveite para baixar agora, totalmente gratuito, nosso e-book “03 PASSOS PARA SER APROVADO EM CONCURSOS DAS CARREIRAS POLICIAIS”. Um manual completo para todos que querem aprender a estudar da forma correta para os concursos policiais.