Notícias

Como se manter focado e motivado nos estudos para concurso. Motivação e Disciplina.

Como se manter focado e motivado nos estudos para concurso. Motivação e Disciplina.
18-11-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

Salve, Guerreiros e Guerreiras!

O tema de hoje pode ser pesado para alguns, mas um choque de realidade, muitas vezes, é  essencial para a nossa evolução.

Quem de vocês já conhece a seguinte frase “DANE-SE A MOTIVAÇÃO, O QUE VOCÊ PRECISA É  DISCIPLINA”?

Quem já ouviu, não esqueça. Quem ainda não ouviu, guarde no coração.

MOTIVAÇÃO X DISCIPLINA

Embora possam se tocar em alguns aspectos, os dois conceitos não são iguais. A motivação, inclusive, pode criar armadilhas em sua mente.

A motivação, senhores, é útil para o “start” em seu cérebro. Definir a sua ou suas metas, e apontar o lugar no qual você quer estar. Encare a motivação como a linha de partida e a linha de chegada. Tão somente isso.

A disciplina é a locomotiva que verdadeiramente vai te levar por todo o trajeto que separa a partida da chegada.

A motivação precisa constantemente que você a renove. A disciplina se auto-alimenta.

A motivação é fugaz. A disciplina é confiável

A ARMADILHA DA MOTIVAÇÃO

A motivação, ou a ideia de motivação, pode causar a sensação de que você DEVE estar motivado para fazer o que é NECESSÁRIO. Ela pode fazer você acreditar que a sua presença é INDISPENSÁVEL para o sucesso.

Ou seja, qualquer advento que venha a diminuir a sua motivação se tornará um entrave para o cumprimento da missão diária.

Nunca, ou quase nunca, estamos com o psicológico em plena estabilidade, com os problemas pessoais zerados, com a saúde em perfeito estado, entre outros fatores. Alguma dessas variáveis sempre, eu digo SEMPRE, vai jogar contra você e tentar legitimar a sua procrastinação.

Porém, existe um remédio para isso. É amargo, mas funciona.

DISCIPLINA

A disciplina, ao contrário, é o foco necessário para que você conclua o que se propôs a fazer, independente do que aconteça no meio externo. Você tem uma missão para cumprir. Seja seu treinamento físico ou as suas horas de estudo.

Coloque-se no lugar de um atleta de alto rendimento. Ele vê o pódio. Ele vê a família chorando junto com ele. Ele sente o peso da medalha em seu peito. Essa foi a motivação.

Agora, durante toda a jornada até o seu objetivo, ele ignora as dores, frio, cansaço, sono e simplesmente faz o que deve ser feito. Com a disciplina pautando o seu objetivo, algo começa a nascer.

O REMÉDIO FICA MENOS AMARGO

Guerreiros, a partir do momento em que você coloca a disciplina em primeiro lugar, as suas obrigações e seus “preciso fazer” se tornam o momento mais importante do seu dia. E toda vez que você conseguir cumprir a sua meta, seu objetivo diário, a sensação que surge da conclusão da missão não tem preço.

Amanhã você vai querer fazer mais tempo líquido de estudo que hoje, nem que sejam minutos. Mais questões. Mais acertos. Menos erros. Uma vez caminhando verdadeiramente na trilha da disciplina, se perder fica muito mais difícil.

UM EQUILÍBRIO

Diante de todo o exposto, não entenda que se motivar seja inútil. A disciplina sempre poderá ser potencializada com doses corretas de motivação. Esta, contudo, não pode ser requisito para o seu sucesso e para o cumprimento de suas obrigações.

 

Guerreiro, você já está motivado!

Você já está nesse blog, lendo esse post.

Você já quer ser policial. E vai ser.

Nós, do OPERAÇÃO FEDERAL estamos aqui para ajudar a criar a sua disciplina.

O FÁBRICA DE POLICIAIS  está com as inscrições abertas. Nesse programa você vai aprender a estudar, gerenciar seu tempo e entender a melhor forma de trilhar seu caminho.

A MONITORIA ESTRATÉGICA POLICIAL está a sua disposição com as matérias básicas de todas as carreiras policiais, e uma planilha que vai guiar seus estudos! Ela contém material teórico de apoio, e quase 1500 questões comentadas.

A motivação te faz sonhar, a disciplina te faz conquistar.

Não perca tempo e comece agora.

 

Comentários