Notícias

Como se tornar um Policial Federal: o que você precisa saber.

Como se tornar um Policial Federal: o que você precisa saber.
11-11-20 | Variedades | admin | Tags: , , , ,

Salve, guerreiros e guerreiras!

O concurso para ingresso nos quadros da Polícia Federal está cada vez mais perto!

Muitos de vocês que já seguem o Operação Federal estão cansados de saber qual é o caminho que deve ser trilhado para se tornar um policial federal.

Porém, hoje nosso post será direcionado para quem sempre admirou a carreira, mas não faz ideia por onde começar.

Antes de começarmos, lembramos que o OPERAÇÃO FEDERAL já fez um vídeo sobre esse tema, com ainda mais detalhes, disponível AQUI.

 

QUAIS CARGOS EXISTEM NA POLÍCIA FEDERAL?

Hoje, na Polícia Federal, existem cinco cargos policiais: Delegado de Polícia, Agente de Policia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Perito Criminal. Além desses, também há o cargo de agente administrativo, o qual não é considerado de natureza policial.

REQUISISTOS NECESSÁRIOS PARA CADA CARGO

Cada cargo acima mencionado possui requisitos específicos para o seu preenchimento. Lembrando que todo os cargos policiais exigem CNH, no mínimo na categoria B.

Delegado de Polícia: Graduação em Direito.

Agente de Polícia, Escrivão de Polícia e Papiloscopista Policial: Graduação Superior em qualquer área de conhecimento.

Perito Criminal: Graduação nas áreas específicas de conhecimento demandadas pelo órgão (por exemplo, Contabilidade, Informática e Engenharias).

Agente Administrativo: Ensino Médio completo.

 

ETAPAS DO CONCURSO

Os cargos de natureza policial possuem o processo seletivo composto por seis fases distintas.

A primeira etapa – Prova de conhecimentos.

Consiste na aferição de conhecimentos gerais e específicos composta por uma prova objetiva e uma redação dissertativa. O cargo de Delegado de Polícia também prevê a aplicação de questões discursivas com base no conteúdo programático.

Lembrando que o cargo de Escrivão e Agente, apesar de terem a mesma remuneração, possuem atribuições distintas! Embora a maior parte das matérias sejam iguais, o conteúdo programático e forma de cobrança muda de um cargo para outro.

Segunda etapa – Teste de aptidão física.

Nessa fase geralmente são convocados três vezes o número de vagas do certame, tendo em vista o alto índice de reprovação. O teste de aptidão física é composto por barra fixa, corrida de resistência, teste de impulsão e natação.

Treine desde agora, guerreiro.

Terceira etapa – Teste de avaliação psicológica.

Nessa etapa, o órgão pretende avaliar a compatibilidade psicológica do candidatado ao cargo pretendido. Cada cargo tem um perfil desejado pelo DPF. Existem consultorias que se propõem a orientar o candidato para essa fase da seleção.

Quarta etapa – Exame Médico

O candidato será avaliado mediante apresentação exames exigidos no edital. Existem moléstias que podem inviabilizar o trabalho policial e por isso são eliminatórias.

Quinta etapa – Investigação Social

Aqui o candidato deverá apresentar documentação comprobatória de idoneidade moral e diversas certidões (como negativa de antecedentes criminais, por exemplo)

Sexta etapa – Academia Nacional de Polícia

Cursar a Academia Nacional de Polícia é sonho de muitos, mas conquistado por poucos. Após a longa jornada de estudos e treinos o momento de finalmente se tornar policial está aqui. Instruções, treinos, provas e estudo. ANP é fase do concurso! Elimina! Leve a sério.

 

E então guerreiros? Acharam o caminho longo?

Lembre-se que mesmo uma maratona começa com o primeiro passo.

Nós, do Operação Federal, estamos aqui para te ajudar a trilhar essa estrada da melhor forma possível.

A Monitoria Estratégica Policial te ajuda a dominar as disciplinas básicas cobradas em todos os concursos policiais, inclusive o de Agente de Policia Federal. Você terá todo o material de apoio teórico, planilha de estudos e aproximadamente 1500 questões comentadas.

Lembrando também ao guerreiros e guerreiras que na semana que vem abrem as inscrições para o FÁBRICA DE POLICIAIS. O FÁBRICA consiste em um treinamento direcionado para as carreiras policiais com aulas em vídeo onde é ensinado ao aluno como organizar e planejar adequadamente os seus estudos, facilitando o gerenciamento do tempo de estudo diário.

 

Não perca mais tempo e comece a sua caminhada.

Comentários