Notícias

COMO SER MAIS ORGANIZADO NO ESTUDO PARA CONCURSO PÚBLICO

COMO SER MAIS ORGANIZADO NO ESTUDO PARA CONCURSO PÚBLICO
08-08-19 | Dicas de Estudo | admin |

Para muitas pessoas, ser organizado é realmente uma coisa complicadaPorém, em alguns campos da vida a gente tem sim que se organizar para conseguir atingir todos os nossos objetivos. Estudo é um deles. Seja na escola, faculdade ou algum curso, é preciso pegar no próprio pé para não deixar as coisas desandarem.

No post anterior (https://operacaofederal.com.br/como-ser-mais-organizado/), classificamos as pessoas conforme a sua organização. Cada um possui critérios e métodos de arrumação. Alguns se organizam a partir da própria bagunça, outros jogam fora tudo que encontram pela frente e ainda tem aqueles que imprimem um universo de materiais e acumulam por anos.

A melhor maneira de se garantir um dia tranquilo e organizado é iniciá-lo na noite anterior. Na véspera, separe todo seu material que será utilizado no dia seguinte. Procure se prevenir quanto a todos os imprevistos que podem surgir e crie um plano B no caso de alguma coisa sair de seu planejamento inicial.

Para organizar seu tempo, será preciso criar uma planilha de atividades (quadro de horários). Uma das maiores vantagens da planilha de atividades é a liberdade e paz de espírito que decorrem de se fazer aquilo que se decidiu. Na hora em que você monta seu horário de estudo e planeja seu estudo, você está organizando não somente seu material, mas também seu cérebro. Sua cabeça começa a funcionar em cima daquelas atividades e você acaba criando uma rotina.

Nosso cérebro nem sempre é capaz de organizar sozinho nossas atividades. Embora o consciente tenha noção de divisão do tempo, o inconsciente nem sempre a tem. Por isso, é muito comum que quando estamos fazendo uma coisa surjam na mente informações (cobranças) a respeito de outras coisas a serem feitas. Nestas horas, a planilha de atividades serve como uma espécie de “assessor” organizacional.

A hora de estudar é a hora de estudar. A hora de trabalhar é a hora de trabalhar e assim por diante. Você deve acostumar a rotina da planilha para que o seu cérebro se acostume também.

Quando estiver estudando a matéria A (e entendendo) e seu inconsciente enviar uma mensagem a respeito da matéria B, você deve conscientemente determinar que toda a sua atenção permaneça na matéria A, já que a matéria B tem seu tempo determinado para estudo.

Com a planilha de estudos (quadro de horários), você deixa de ficar à mercê de seus impulsos naturais e inconscientes. Sua vida ficará organizada e tranquila e todos os seus projetos, incluindo seu estudo, renderão muito mais.

 

APRENDENDO A MONTAR SUA PLANILHA DE HORÁRIOS

 

Antes de montar seu quadro-horário, faça duas coisas:

  • Conscientize-se de que, para se chegar a um resultado diferente, é preciso uma conduta diferente e que qualquer conquista exige um período maior ou menor de trabalho e investimento
  • Divida o tempo conforme sua disponibilidade.

 

Avalie sua semana, identificando as necessidades de descanso, sono, higiene, locomoção, trabalho, estudo em curso preparatório ou faculdade, lazer, refeições, estudo em casa, atividades extras. Preencha a planilha conforme suas atividades e quando tiver um horário livre, circule-o com uma caneta de cor diferente. Você poderá utilizar desse tempo caso ocorra algum imprevisto.

Você é um aluno que possui um quadro de horários?

Conta pra gente o que você precisar melhorar para se organizar e ter disciplina.

Gostou das dicas?

Vem muito mais por aí! Fique ligado no nosso blog

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO