Notícias

COMO SER MAIS ORGANIZADO

COMO SER MAIS ORGANIZADO
02-08-19 | Dicas de Estudo | admin |

Um dos segredos para se tornar uma pessoa organizada está em conhecer que tipo de pessoa você é. Geralmente, podemos classificar a pessoa pela forma como ela arruma sua estante ou sua mesa de estudos.

Os chamados EMPILHADORES, são aqueles que criam pilhas de materiais, porém, de certa forma, organizados. Um empilhador possui em seu quarto pilhas e pilhas de papel que nunca irá olhar. Só sabem imprimir o material e empilhar, ler que é bom, nada. Os GAVETEIROS costumam “arrumar” sua estante de maneira incrivelmente rápida. O método de arrumação é bem simples: em segundos colocam tudo na gavetas e armários. Desse modo, suas gavetas e armários são verdadeiros entulhos de materiais, ficando praticamente impossível achar qualquer coisa. Os ARQUEÓLOGOS são aqueles que não jogam nada fora. No entanto, em vez de classificar e armazenar o material pouco utilizado, deixam tudo sobre a estante. Assim, não é raro que seu caderno da faculdade esteja ao lado de uma redação do ensino médio. Os CLASSIFICADORES são aqueles que cuidadosamente criam categorias e subcategorias para todo o seu material. Suas gavetas são todas etiquetadas e conseguem encontrar qualquer documento. Os INCINERADORES são as pessoas que qualquer papelzinho dando sopa, jogam fora. Quando param para analisar, jogaram fora documentos importantes no lixo.

Você deve estar pensando que os classificadores são os reis da administração do tempo, certo? Não necessariamente. Ainda que os classificadores possuam maiores chances de encontrar documentos arquivados, alguns espalhadores ou até mesmo gaveteiros conseguem administrar muito bem a bagunça. Estes tipos costumam chamar sua estante de materiais de ‘bagunça organizada” e chegam a ficarem chateados se alguém tenta organizar seu material. Caso você seja um espalhador, mas não veja qualquer problema em encontrar seus objetos em meio a sua bagunça, talvez não seja necessário que a mude. Em contrapartida, se você perde muito tempo procurando seu material, é hora de organizar seu dia a dia.

Quem começa algum projeto de vida, deve planejar a maneira como realizará seus sonhos, os possíveis obstáculos, material necessário, evitar desperdício de tempo, dentre outros, para não começar mal uma obra ou ir para a guerra despreparado.

Uma dica importante é a utilidade. Se é útil, faça. Se não é útil, descarte.
Nos próximos artigos, iremos abordar métodos de organização que serão essenciais para o seu estudo.

Você é um concurseiro gaveteiro? Empilhador? Em qual tipo de pessoa você se identifica?
Quer organizar seus estudos?
Vem com o Operação Federal que iremos lhe mostrar!

Comentários