Notícias

Como turbinar sua concentração nos estudos para concurso

Como turbinar sua concentração nos estudos para concurso
04-12-19 | Dicas de Estudo | admin |

Estudar para concurso público exige de você muita determinação, disposição de tempo e atenção às matérias a serem estudadas. Porém a capacidade de concentração não é igual para todo mundo, todos a possuímos em diferentes graus.

Não é raro as vezes estarmos tão concentrados em uma tarefa que nem vemos o tempo passar, outras vezes nossa mente vaga pelo conteúdo sem absorvermos coisa alguma. Especialmente quem estuda em um projeto de longo prazo, é muito fácil perder o interesse ou entediar-se durante a sessão de estudos e sair do foco.

Quando o volume de leitura exigido é grande, adotar estratégias para manter a concentração é essencial para não ficar desmotivado e fazer valer as horas dedicadas a seus estudos.

Como o nosso post no Instagram mencionou, existem algumas maneiras e técnicas para aperfeiçoar o seu foco. A falta ou dificuldade de concentração nos estudos é um dos principais vilões entre os concurseiros, mas há saídas para isso.

1 – Tenha um plano de metas definido

Mesmo que já tenha definido o material que irá estudar naquele período, faça um checklist do que precisa se realizado com maior especificidade, um assunto que precisa de maior atenção, um tema a ser revisto por ser muito cobrado pela banca.

Uma outra coisa importante é determinar o tempo. Estabeleça um prazo para cada anotação no seu checklist. A falta de prazo compromete a capacidade de concentração, pois não deixa clara a responsabilidade de terminar algo naquele tempo definido. Sua mente fica sem compromisso com o que deve fazer e consequentemente perde o foco.

Cumpra a lista e parta para os próximos compromissos apenas quando concluiu o anterior. Nada de deixar metas não concluídas por não gostar do tema, certo?

2 – Use técnicas de estudos

Existem vários recursos que podem melhorar a sua aprendizagem, memorização e capacidade de concentração, muitas delas podem ser usadas de forma conjunta.

Por exemplo, quando você adota o ciclo de estudos, que usa um tempo pré-definidos para cada matéria, você passa a estudar com mais regularidade as matérias que são prioridades para você, administrando melhor o tempo.

O ciclo de estudo é uma técnica que junta vários benefícios para a sua preparação, podendo ser usada junto com à técnica Pomodoro. Fizemos essa publicação no blog sobre a Técnica Pomodoro e sobre Ciclos de Estudos. Dê uma olhada e use-as em conjunto para otimizar sua concentração e melhorar seus estudos.

3 – Medite para limpar a mente

A comunidade científica comprovou que a meditação faz bem para a mente e para o corpo. Entre os benefícios, está a melhoria de aspectos como concentração, memorização, equilíbrio emocional, redução do estresse e da ansiedade.

Um treino de meditação diário, mesmo em curto período, 5 minutos antes de começar a estudar por exemplo, já vai lhe dar a chance de aumentar a concentração e reduzir a ansiedade e a fadiga.

4 – Faça revisões

O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. Você pode facilmente se distrair no decorrer do seu estudo pelo tema não ser tão cativante assim. Por isso, escreva! Faça esquemas, grife partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e mantê-lo por mais tempo na mente.

O interessante é você criar seus próprios mapas mentais com informações sucintas que se inter-relacionam com outras. E algo que irá te ajudar mais ainda, use cores! Setas coloridas, palavras grifadas em outra cor, por exemplo, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em destaque.

5 – Elimine as distrações

Se vai mesmo estudar, desconecte de tudo que possa distraí-lo e interromper o fluxo de aprendizado. Celular, Facebook, Twitter etc, além de pessoas que vêm “dar uma palavrinha” com você.

Isso te leva a perder a concentração que vinha mantendo até aquele momento, e para reiniciar o processo demandará tempo e energia. Se for preciso coloque um aviso de que está estudando, desligue o celular (para não ter mensagens chegando toda hora), saia do computador (caso não o use para estudar), feche a porta do quarto e avise para não ser perturbado.

 

Essas foram algumas das técnicas que podem ser usadas por você na hora de estudar. Existem muitas outras e você pode usá-las em conjunto para otimizar sua concentração e entendimento do conteúdo estudado. Aqui no Blog, e em nossas redes sociais do Instagram, Facebook e grupo fechado de estudos, postamos sobre técnicas de estudos e curiosidades sobre concursos públicos de carreiras policiais.

Aproveite para baixar, totalmente gratuito, nosso guia completo de como estudar da forma correta para os concursos policiais: “03 PASSOS PARA SER APROVADO EM CONCURSOS DAS CARREIRAS POLICIAIS”. Dividido em 3 capítulos com o passo a passo de o que você deve fazer nos estudos para alcançar a sua tão sonhada aprovação, tudo isso em uma linguagem simples, direta e eficiente.

Comentários