Notícias

Concurso e carnaval: estudar ou cair na folia?

Concurso e carnaval: estudar ou cair na folia?
24-02-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , ,

Feriado de carnaval gera um dilema para o concurseiro: estudar para meu concurso ou ir ao bloco curtir um pouco? Para quem é de folia pode ser difícil ficar em casa ouvindo a “banda passar”. E para esse concurseiro folião nossa resposta é: depende! 

Depende pois essa decisão pode colocar em “xeque” sua rotina de estudos. Estudar ou não no feriado de carnaval pode ser decidido avaliando alguns fatores. 

Mas entenda que curtir ou não os dias do carnaval é uma escolha que dependerá diretamente do contexto e realidade de sua rotina de estudos até aqui.

Como decidir se estudo ou não no carnaval?

Vamos separar cada nível de concurseiro para ficar mais fácil. Há aqueles que já estudam faz tempo e aqueles que estão começando. Há, ainda, concurseiros estudando com edital aberto e outros estudando sem previsão de edital. Separaremos de uma forma para encaixar cada concurseiro em “faixas de decisão”.

Faixa 1 – Estuda há anos e está sem edital

Essa pode ser a sua faixa de concurseiro nesse momento, caso seja um concurseiro que fez os concursos da PF e PRF em 2018, por exemplo. Ou ainda, pode ser o concurseiro que está aguardando o concurso da polícia civil do seu estado.

Para esses guerreiros pode ser um bom momento para um descanso. Entretanto, essa folga dos estudos no carnaval dependerá do seu nível de preparação, esforço e a previsão de realização do seu concurso.

Dessa forma, se sua rotina de estudos até aqui foi em um ritmo pesado e se sente cansado por conciliar estudo e trabalho, por exemplo, fez alguns concursos e não há previsão de edital, descanse!

Aproveite esse descanso para estar com a família e amigos, descansar o corpo e a mente um pouco. No entanto, tenha responsabilidade e seja moderado. Se você levou seu plano de estudos a sério até aqui, um ou dois dias não prejudicará sua rotina de estudos a longo prazo.

Faixa 2 – Estuda há poucos meses

Caso você seja um concurseiro que começou a poucos meses, talvez não seja a hora para fazer essa pausa dos estudos no carnaval. Seja lá como estiver o andamento do seu concurso (autorizado,  com banca escolhida ou edital a publicar), não tem como você parar de estudar nesse momento.

Esses dias de pausa dos estudos podem acabar com sua semana de produtividade nas matérias. Isso porque sua semana começará na quarta de cinzas, no meio do seu cronograma de estudos.

É muito provável que a maioria deixe para recomeçar a rotina de estudos na segunda-feira seguinte. Isso é bastante prejudicial para que estuda a pouco tempo, pois aumenta a perda da matéria na curva do esquecimento.

Leia também: Como estudar por ciclos para concurso

Resumindo, reflita sobre suas escolhas e decida o que for melhor para você. Sabemos como pode ser difícil abrir mão de momentos de diversão agora, porém sua aprovação pode estar em jogo. Outros carnavais estão por vir e serão melhor aproveitados após estar com seu futuro garantido.Concordamos que tirar um momento para descansar é importante, afinal ninguém é de ferro. Mas abandonar os estudos durante o carnaval pode render graves consequências no seu planejamento de estudos.

Faixa 3 – Trabalha e estuda

Essa pode ser a faixa de concurseiros em que se enquadre a maioria. Infelizmente para esses guerreiros o feriado de carnaval pode ser uma oportunidade de tempo para estudar um pouco mais.

A carga pode ser grande se você divide o tempo de estudos com o trabalho. Ganhar esse tempo extra para estudar pode fazer a diferença em todo seu processo de aprendizado.

Não estamos dizendo que não deva tirar momentos para descansar. Entretanto, feriados, finais de semana e até períodos de férias podem ser usados para recuperar o tempo disponível que “não teve” por estar trabalhando.

Assim, usar o feriado de carnaval para intensificar os estudos e dar andamento ao conteúdo é o que sugerimos. E quem está com concurso autorizado ou edital aberto deve, mais do que ninguém, usar o feriado para dar um up nos estudos.

Se você trabalha e estuda ou seu rendimento não está legal nesse feriado de carnaval, daremos três dicas para te ajudar a driblar a procrastinação nesta folia de distrações.

1 – Descanse

Escolha umas horas no dia para fazer um pausa maior. Não vai adiantar tentar estudar se sua cabeça estiver em outro lugar. Por isso, achamos que uma pausa pode dar uma recarregada nos ânimos e melhorar a concentração. Saia um pouco com a família, mas não perca o dia todo, afinal você ganhou o feriado para estudar.

2 -Melhore o ambiente de estudo

Evite a televisão e visualizar o celular com frequência. Ficar visualizando as postagens dos “amigos” no carnaval não irão motivá-lo. A televisão também não ajuda. Ouvir aquelas marchinhas chiclete de carnaval podem tirar seu foco durante um tempo e minar sua concentração.

3 – Cansou! Faça uma atividade física!

Aproveite as manhãs do feriado  para estudar e as tardes para fazer uma atividade física. Já é sabido, por meio de estudos, que uma atividade física de trinta minutos ao dia melhora as habilidades cognitivas e o desempenho mental. Produz, ainda, bem-estar psicológico e reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. 

Quer momento mais propício de estresse, ansiedade e depressão que no período do ano em que todos estão na folia e você em casa estudando (rs)? Brincadeira à parte, mantenha uma rotina de atividades físicas junto com sua rotina de estudos, os benefícios a longo prazo são muitos.


Para os concurseiros de plantão, o ano não começa apenas depois do carnaval. Ele começa com sua vontade de ser aprovado. Então, defina sua rotina de estudos e siga seu objetivo com muito foco e determinação.

Provavelmente você se identificou em uma ou duas dessas faixas de decisão. Deixe seu comentário dizendo como você fez para driblar a procrastinação nesse período de carnaval. Ficaremos felizes de entender como está sua rotina nesse feriado.

E se você ainda se sente perdido em sua rotina de estudos, ou mesmo não sabe como fazer de sua rotina eficiente, faremos uma semana aulas gratuitas voltadas para você. 

Estamos preparando um Master Class da Aprovação Policial no dia 9 de março. Esse Master Class será uma semana de aulas gratuitas e online em que os Policiais Federais Rodrigo e Renan irão falar sobre os segredos da aprovação dos últimos 5 anos nas carreiras policiais. Clique no banner e reserve sua matrícula totalmente grátis.

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO