Notícias

CONCURSO PCDF 2019: CERTAME ESTÁ PRONTO PARA AGENTE E ESCRIVÃO

CONCURSO PCDF 2019: CERTAME ESTÁ PRONTO PARA AGENTE E ESCRIVÃO
30-07-19 | Notícias Concursos | admin |

O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal está pronto, segundo o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. O titular da pasta disse que a seleção de 1.800 agentes e escrivães só aguarda a resolução de uma pequena questão financeira com a Secretaria da Fazenda.

O edital da PCDF trará a oferta de 1.800 vagas e deve ser o maior concurso da Área Policial em 2019..

A publicação do concurso PCDF fica cada vez mais próxima. A banca organizadora, todavia, ainda é uma incógnita. O Diretor-Geral da PCDF, Robson Cândido, afirmou que espera que o edital seja publicado em Agosto de 2019. O concurso PCDF irá ofertar 1.800 vagas, sendo 1.500 para Agente de Polícia e 300 para Escrivão, uma mudança do número divulgado pelo Governador do DF em pronunciamento feito em fevereiro.

No mês de fevereiro, circulou pela Internet a informação de que a Cebraspe (Cespe) seria a banca responsável pelo concurso, por dispensa de licitação. Após consultada, a PCDF desmentiu, afirmando que o concurso estava em processo de autorização.

As últimas tramitações registradas no processo de autorização do concurso da PCDF foram registradas no dia 22 de julho. Ao todo, já foram 389 registros no processo. É um bom sinal de que os trâmites necessários para o início do certame estão sendo encaminhados.   Na terça-feira dia 23 de Julho,  a Polícia Civil do Distrito Federal também designou  o grupo de trabalho para a preparação do novo concurso de remoção do órgão. Tradicionalmente, os concursos de remoção antecedem o lançamento dos novos editais

Em consulta ao Portal da Transparência do Distrito Federal, foram constatados 3.730 cargos vagos, sendo 3.105 de Agente e 625 de Escrivão. A expectativa é de que o concurso PCDF tenha vagas para Agente e Escrivão.

As chances deste certame oferecer vagas para Papiloscopista, Delegado ou Médio-Legista são baixas, uma vez que o concurso anterior para esses cargos foi prorrogado em 21 de março de 2018, por mais 18 meses.

requisito mínimo para os cargos de Agente e Escrivão é que o candidato tenha concluído o curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O cargo de Agente tem uma remuneração inicial de R$ 8.284,55, com evoluções remuneratórias até R$ 13.096,69 – sem contar com os benefícios.

Estes valores e mais outros, referentes aos demais cargos da polícia civil do Distrito Federal, podem ser conferidos no portal da transparência do Distrito Federal.

O Governador Ibaneis Rocha anunciou a equiparação remuneratória da Polícia Civil-DF à Polícia Federal. Firmou, assim, o compromisso de aumentar em 37% a remuneração da PCDF, reajuste este que deve ser dado em duas parcelas anuais, nos meses de abril e setembro.  Segundo Ibaneis, o objetivo é conceder 10% do reajuste em 2019, 13% no próximo ano; e o restante em 2021. Para que este aumento entre em vigor, ainda é necessário que a proposta seja submetida ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. Ainda segundo o Governador, para a Polícia Militar e os Bombeiros do DF, as propostas para o reajuste salarial já se encontram em fase avançada.

O último concurso da Polícia Civil do Distrito Federal aconteceu em 2013, sob organização do CESPE. Na ocasião, foram 300 vagas para o cargo de Agente, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência. Para o cargo de Escrivão, foram ofertadas 98 vagas, sendo 93 vagas para ampla concorrência e 5 reservadas para pessoas com deficiência.

concurso de 2013  foi constituído na primeira etapa de Prova objetiva – Conhecimentos básicos e específicos e prova discursiva. As seguintes foram de capacidade física, exames biométricos, avaliação médica, prova prática de digitação (escrivão), avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa, investigação social e avaliação social.

Na segunda etapa, foi realizado curso de formação profissional.

 

Prepare-se com o melhor material e com quem tem experiência na área policial. Os melhores simulados comentados você encontra no Operação Federal

Comentários