Notícias

Curso de Formação ano 2019

Curso de Formação ano 2019
04-07-19 | Notícias Concursos | masteruser |

O Curso de Formação Policial é a última etapa do concurso público para ingresso na Polícia Federal, possui caráter eliminatório e é constituído de disciplinas teóricas e operacionais, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as competências necessárias a cada perfil profissional.

Vários alunos do Operação Federal, aprovados no último concurso da Polícia Federal, estão realizando nesse momento o Curso de Formação na Academia Nacional de Polícia – ANP em Brasília. O Curso de Formação dos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas iniciou, efetivamente, dia 24 de junho, mas os alunos tiveram que se apresentar para a realização da matrícula nos dias 22 e 23 de junho.  Já para os cargos de Delegado e Perito, o Curso de Formação teve início aproximadamente uma semana antes.  Uma curiosidade nesse Curso de Formação é exatamente essa “mistura” dos cargos, todos eles sendo formados ao mesmo tempo (Agentes, Escrivães, Delegados, Papiloscopistas e Peritos), porém, cada um em seu setor e em salas diferentes. Até porque muitas disciplinas teóricas ministradas são diferentes tendo em vista a função a ser desempenhada por cada cargo. No entanto, o treinamento físico e operacional é basicamente o mesmo a ser aplicado e avaliado, pois todos são policiais e foram considerados aptos nos mesmos testes de aptidão física, o famoso “TAF”, uma das etapas do concurso.

 

No ato de realização da matrícula na ANP que o aluno fica sabendo qual é a sua turma e com quem dividirá seu alojamento. No dia da matrícula houve uma fila intensa para conferência de documentos e entrega do cronograma geral do curso. Os alunos receberam também um notebook para uso durante a ANP e tiveram que comprar os uniformes (que serão utilizados durante as aulas) na própria ANP. Os uniformes possuem uma cor específica para cada cargo: Amarelo- Agente; Azul escuro- Delegado; Azul Claro- Escrivão; Branco- Perito e cinza – Perito.

O alojamento fica localizado dentro da própria Academia, onde acontecem as atividades letivas. E cada alojamento abriga entre 4, 6 ou 8 alunos do mesmo cargo, propiciando uma importante fase da formação que é essa convivência com pessoas de vários cantos do país. Os quartos possuem banheiros com 1 ou 2 chuveiros, 1 ou 2 sanitários, a depender do alojamento e da quantidade de pessoas.

Para sua matar sua curiosidade, a ANP é equipada com vários alojamentos, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, lanchonete, bandejão, complexo poliesportivo (pista de atletismo, campo de futebol, piscina semiolímpica, academia de ginástica, ginásio, quadras poliesportivas, dojôs, circuito-estratégico), estandes de treinamento de armamento e tiro, área médica, lavandeira e uma lojinha (vendas de material tático e uniformes).

Os alunos disseram que a primeira semana foi mais de adaptação e com algumas palestras. As atividades físicas foram leves, com circuitos e corridas em grupo. Houve também treino de defesa pessoal nos dojôs. Nessa primeira semana eles não tiveram atividades noturnas, mas vai acontecer durante o curso, por se tratar de uma rotina intensa de aprendizado.

Os alunos destacaram que já sentem o cansaço e muito sono, pois o curso é de regime de dedicação exclusiva, em carácter de internato (de 07:30 hs as 18:00 hs), de segunda a sábado com intervalos entre as aulas e com horário reservado para o almoço.  Apesar da rotina cansativa, os alunos estão empolgados com a nova vida e ansiosos para assinarem o termo de posse.

O que esses alunos têm em comum?

Todos acreditaram que era sim possível chegar até lá, se dedicaram, tiveram que abdicar de muitas coisas para ir atrás desse sonho, e conseguiram!

Você quer viver esse sonho?

Então não espere para começar a estudar, comece agora 😉

Uma resposta para “Curso de Formação ano 2019”

  1. Ana Soares disse:

    Vivendo dia após dia focada …para viver esse sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *