Notícias

É possível estudar para PF, PRF, PCDF e Polícia do Senado?

É possível estudar para PF, PRF, PCDF e Polícia do Senado?
20-11-19 | Dicas de Estudo | admin |

Os concursos para o Senado Federal e para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) já estão autorizados e são os mais esperados editais em 2019.  O Senado Federal vai abrir 24 vagas, além de cadastro reserva a ser formado, para o cargo de policial legislativo e a PCDF vai abrir 1.800 vagas para agentes, 1200 em cadastro reserva, e 300 para o cargo de escrivão. 

A expectativa está grande, estudo intensificado nessa fase, mas fica a pergunta no ar: Consigo conciliar os estudos para ambos os concursos se eu estudo para a PF e/ou PRF?!

Para quem já está em uma fase de preparação é possível “sim” conciliar os estudos entre esses concursos, considerando que algumas matérias podem ser aproveitadas tanto em um quanto em outro.

Fizemos um quadro comparativo com o edital de cada certame para ser observadas as matérias que podem ser aproveitadas.

Como pode ser visto, pelo menos o núcleo de estudo pode ser aproveitado entre os concursos para Agente e Escrivão da PF e PCDF, PRF e Polícia Legislativa do Senado. Esse núcleo é cobrado na maioria dos concursos para carreiras policiais, sendo ele: português; informática; direito administrativo, constitucional, penal e processual penal; e legislação especial ou extravagante.

A abordagem cobrada em cada um dos certames, com relação ao conteúdo de cada matéria, também é diferente, como visto nesse exemplo:

Assim, se você se mantiver focado precisará somente complementar seus estudos para aproveitar um desses editais. Como foi mostrado, o edital da PCDF é um pouco maior que o da PF. Neste caso, mantendo uma rotina de revisão dos resumos do material já estudado e estudando o novo conteúdo, você terá metade do conteúdo já cumprido.

Cabe lembrar que as matérias de direito são cobradas no nível de noções de direito, significa que não será cobrado correntes doutrinárias diferentes como para os cargos de Promotor ou Delegado.

Quanto ao tema de Legislação Especial (específica ou extravagante), muitas leis podem ser aproveitadas como Lei de Drogas, Abuso de Autoridades e Crime de Tortura. 

Lembrando que os cargos são de nível superior em qualquer área de formação, exceto o cargo de Policial Legislativo, que é de nível médio. Todos cobram redação em seu certame de avaliação, então não pode esquecer de treinar temas pertinentes para cada cargo.

No nosso grupo fechado de estudos, Grupo de Preparação Intensiva (GPI) e Fábrica de Policiais, você será orientado a aproveitar essas oportunidades de editais semelhantes quando saírem. Dessa forma você poderá testar seus conhecimentos enquanto seu edital ainda não sair. Nos acompanhe nas redes sociais do Instagram e Facebook para saber mais sobre o mundo dos concursos. 

Aproveite para baixar agora, totalmente gratuito, nosso e-book “03 PASSOS PARA SER APROVADO EM CONCURSOS DAS CARREIRAS POLICIAIS”. Um manual completo para todos que querem aprender a estudar da forma correta para os concursos policiais. 

Editais: Agente e Escrivão PF, Agente PCDF, Escrivão PCDF, PRF, Polícia do Senado.

Comentários