Notícias

EPITACIOLÂNDIA/AC

EPITACIOLÂNDIA/AC
15-11-19 | Lotações de Fronteira | admin |

Para quem achava que o Acre não existia aí está a prova, Epitaciolândia. Você pode ser lotado nessa área de fronteira e é importante saber de alguns fatos importantes dessa região do país.

 

Como é a cidade

A cidade se encontra na região do Alto Acre, a 235 km da capital Rio Branco, e faz fronteira com a cidade de Cobija, na Bolívia. Possui aproximadamente 18 mil habitantes, era anteriormente distrito de Brasiléia, cidade adjacente e com maior população. As cidades estão praticamente conurbadas, mesmo que separadas pelo Rio Acre. A população é miscigenada e na cidade predomina clima quente, como na maioria da região norte.

Infraestrutura

A rodovia BR-317 é a que dá acesso à cidade desde Rio Branco. Durante o período de chuvas, a estrada começa a ficar com trechos ruins por conta dos buracos. Todo ano a mesma situação se repete, devido provavelmente a qualidade aplicada na sua construção inicial. As vias principais da cidade estão em condições boas, porém em algumas vias de acesso aos bairros estão em condições ruins.

Possui rodoviária com opções de deslocamento para outras cidades do Estado (capital e interior). Além disso há ponto de táxi fazendo o mesmo serviço com preço a ser negociado. O aeroporto mais próximo é na cidade de Rio Branco (240km), com voos operados por Latam e Gol. Atualmente 1 voo de dia e os demais saindo de madrugada. A cidade de Cobija, ao lado de Epitaciolândia, possui aeroporto também para quem pretende viajar para outros países. Existe outro aeroporto na cidade de Puerto Maldonado (340km) no Peru e com preços muito mais em conta que em Rio Branco para viagens internacionais.

Moradia

A cidade possui boas opções de apartamento ou de casa (seja em rua ou em condomínio fechado), em preços um pouco fora da realidade para a cidade, mas de maneira geral é possível morar bem. Desde casas (de condomínio fechado ou não) ou apartamentos com preço variados, porém caros pelo que a cidade oferece.

 

Comunicação

Hoje, as duas operadoras com melhor sinal na cidade são a Claro e a TIM. Há pouco tempo começou a funcionar em rede 4G.

A internet até 2018 era via sinal de rádio, o que a tornava instável. Após a instalação de fibra óptica, inicialmente no centro da cidade, começou a melhorar. Aos poucos a estrutura em fibra óptica está sendo instalada no restante da cidade.

 

Comércio

A cidade se favorece pela proximidade em relação a outra cidade de porte maior em relação ao comércio, o que agrega mais opções. A diversidade de comércio não é a mesma que uma cidade grande. A atividade comercial da cidade está mais calcada em coisas básicas em algumas áreas do comércio.

Outro ponto favorável é ter a cidade boliviana (Cobija) com preços favoráveis para compras (já foi muito melhor no passado) e é possível encontrar preços melhores no lado estrangeiro para necessidades básicas do dia a dia.

 

Alimentação

Tem-se uma razoável variação de restaurantes que atende a uma demanda de população pequena, mas existes opções de pizza, hamburgueria, lanchonetes, comida da japonese (com poucas opções). Carne você fácil pela região, pois é bem barata (até os cortes nobres), assim como peixes em geral.

 

Educação

Possui o campus da Universidade Federal do Acre na cidade vizinha de Brasileia, voltado para área rural.  No lado boliviano, tem duas universidades de medicina que é bem movimentada pelos brasileiros, pois tem um custo relativamente barato se comparado aos preços praticados nas universidades privadas brasileiras.

Para educação infantil, creio que as escolas suprem uma necessidade temporária, mas possuem poucas opções de escolas particular.

 

Saúde

Na região há um hospital (público) para realizar exames simples e atender a emergência. Situações médicas de maior complexidade necessitam de deslocamento para Rio Branco ou outro local.

 

Criminalidade

Criminalidade relativamente baixa, apesar das estatísticas desfavoráveis para a região do Acre.

Lazer e Vida Noturna

No geral, a cidade vive de ciclos. Possui poucas opções noturnas entre barzinho e casas noturnas. Na Bolívia possui atualmente duas opções de casas noturnas que não funcionam concomitantemente, ou seja, uma sexta e outra sábado. A abertura das universidades no lado boliviano melhorou substancialmente a movimentação da cidade. Isso é evidente.

 

Estrutura da Delegacia da PF/Ambiente de Trabalho/Quantidade de Trabalho/Rotina de Trabalho/Missão

A delegacia é pequena, possui boa estrutura e a rotina de trabalho é tranquila.  Tem uma academia inaugurada em 2018, com aparelhagem nova.

A delegacia fica responsável por o posto de migração de Assis Brasil (AC) e a missão é obrigatória para servidores de Epitaciolândia.

Considerações Finais

Na cidade vai gastar pouco por conta de a cidade ter pouca coisa pra fazer. Apesar de ter opções baratas para almoço e jantar, alguns gêneros alimentícios são mais caros.

Recomendaria a cidade para primeira lotação, sobretudo para solteiros. Para quem é casado(a), a cidade vive em torno do serviço público e não possui grandes oportunidades de trabalho com boa remuneração, caso procure emprego para o parceiro (a). Assim o dia a dia da cidade é muito parado e pode entediar um pouco quem não tem ocupação alguma.

Comentários