Notícias

Estudar ou não no natal?

Estudar ou não no natal?
24-12-19 | Dicas de Estudo | admin |

Nossa época de fim de ano, os concurseiros ficam divididos entre continuar os estudos para garantir uma vaga no setor público ou aproveitar os momentos entre familiares e amigos que estão em clima de festa. Porém quem estuda pra concurso quer e precisa aproveitar cada minuto do dia para estudar. Por isso acreditamos que seja o um dos dilemas de quem estudar para concurso: estudar ou não no período de festas de final de ano?

É fato que cada minuto é precioso nos seus estudos, mas é preciso estudar para concursos públicos de forma sustentável e saudável. Como assim? Não adianta fazer uma rotina de estudos inalcançável, com muita matéria para um único período, com o propósito de bater logo o edital. Como também não é boa a ideia de deixar o final do ano só para as festas e voltar a focar nos estudos no ano que vem apenas.  

Um descanso é merecido para quem realmente estudou durante todo esse ano. Se você definiu suas metas ao longo do ano, cumpriu seu cronograma e realizou seus estudos com foco, tem mais do que o direito de curtir o Natal em família e com os amigos. Mas não custa lembrar que o Natal não dura uma semana (rs).

E quem já está focado em um edital aberto, tipo Escrivão da PCDF? Neste caso é preciso pensar de forma diferente e avaliar se é melhor diminuir um pouco o ritmo e retomar os estudos após as festas com todo gás ou manter o foco e dedicar-se 100% nessa época.

Seu desempenho não será determinado se você estudou ou não no Natal, tudo tem a ver com o processo todo de estudos até aqui. Não vai adiantar estudar e sofrer por não participar das festas ou participar das festas sofrendo por não estudar. 

Seja decidido e responsável pelos seus atos, estude sem deixar de usufruir os momentos sociais de fim de ano. Como isso é possível? Controlando seu tempo de estudo e organizando suas metas. 

Uma boa ferramenta para esse fim é a técnica Pomodoro, já falada aqui no blog. Se você organizar sua grade de estudo incluindo períodos curtos e controlados de descanso, não haverá problema em participar dos eventos sociais inevitáveis! Aproveite desses momentos com o pensamento motivacional e estimulador para seu estudo.

Para não se deixar levar pelo ânimo festivo, faça seu planejamento escrito com as datas de final de ano e também os horários livres e de estudo. Se no seu planejamento for hora de estar com a família, então aproveite este momento. Se for hora de estudar, esteja em seu espaço de estudos e esqueça o restante. Ao planejar e seguir o estipulado, poderá administrar melhor a ansiedade e o sentimento de culpa por estar ou não fazendo um dos dois.

E nesse clima de festa e puxão de orelha para estudar que nós do Operação Federal queremos desejar a você um ótimo natal e bons estudos. Aproveite o tempo em família para rir e relaxar um pouco. Aproveite seu tempo de estudos para se manter focado em seu objetivo. 

Nós também já estivemos nesse dilema, de estudar ou curtir as festas de fim de ano, e escolhemos estudar, pois sabíamos que isso faria nosso próximo natal em família ser diferente. Como disse o pensador: quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará! 

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

 

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO