Notícias

Estudar para concurso usando tecnologias ou papel?

Estudar para concurso usando tecnologias ou papel?
07-01-20 | Dicas de Estudo | admin |

A tecnologia avançou ao ponto de causar um dilema em quem estuda para concurso. Antigamente era preciso comprar um livro para ter acesso ao conteúdo de cada certame. Hoje em dia, um PDF é baixado rapidamente em nosso computador e de imediato já podemos começar a estudar.

Porém surge a dúvida: melhor estudar usando o papel ou o meio digital, como tablet ou tela do computador?

Cada meio possui vantagens e desvantagens, caberá a você verificar o que melhor se adapta a sua necessidade. Respondendo à pergunta do colega que nos enviou um direct em nosso Instagram, fizemos uma pesquisa para expor alguns prós e contras de cada meio de estudo.

Não iremos aqui determinar o melhor para você, iremos demonstrar somente vantagens e desvantagens de cada um. Cabe a você definir o melhor meio para sua rotina de estudos.

Estudos sobre a leitura usando o papel e o tablet

Anne Mangen, professora da Universidade de Stavanger na Noruega, realizou um estudo para determinar como era a experiência de aprendizado em cada meio, papel e digital.

Ela dividiu 50 estudantes em dois grupos que leriam um texto, metade usando a versão em papel e a outra metade lia o texto em um leitor de PDF. Foi notado que a noção sobre a narrativa do texto não variou significativamente entre os grupos, mas os usuários que leram no meio digital sofreram mais para identificar a sequência correta de acontecimentos na trama.

Aqui já é possível perceber que, mesmo com pouca diferença, o estudo e a leitura usando o papel é um pouco diferente que o uso de um tablet ou computador.

Devo imprimir tudo então?

Diferente não quer dizer nem melhor nem pior. Não é para abandonar seu computador ou tablet e imprimir todos os PDFs que você tem armazenado. Essa diferença no rendimento para os estudos tem a ver com a experiência sensorial do material impresso e o estado mental do leitor.

Como assim? Quando você está lendo em uma tela de computador ou tablet, involuntariamente, seu cérebro assume um estado de menor concentração, pois ele associa esses aparelhos a instrumentos de trabalho ou de diversão, passando a ideia de estresse ou lazer e tempo livre.

Já o material impresso tem sua apresentação fixa, apresentam uma página de cada lado, com quatro cantos. Isso colabora, intuitivamente, com o ritmo da leitura. Caso você interrompa seu processo de estudos, consegue facilmente voltar a parte que parou observando a marcação sensorial da página, memorizado naturalmente. Poderá ainda lembrar de certa marcação no material apenas lembrando detalhes das páginas.

Uma outra coisa que podemos falar do estudo usando papel é que ele proporciona um menor esforço mental, não causando dores de cabeça ou nos olhos com luzes fortes como nos meios tecnológicos de leitura digital.

E se você tiver muito material para estudar?

Quando o assunto é praticidade, a leitura por meio de telas é muito mais fácil. Hoje em dia, todos os cursinhos disponibilizam seu conteúdo no formato PDF para serem baixados. Com apenas um clique você baixa o conteúdo e já pode começar a estudar. Mas imprimir tudo pode não ser um bom caminho se analisado o lado financeiro. Será preciso ter uma impressora e algumas resmas de papel.

Em um tablet ou computador, a função de guardar tudo em uma pasta pode ser a facilidade que você precisa para organizar melhor sua rotina de estudos. Além disso, existe a possibilidade de personalização do conteúdo, praticidade de transporte do material e buscas instantâneas, para citar algumas das vantagens do meio digital.

Sem falar no aplicativos que podem contribuir para a criação de mapas mentais, resumos, lembretes, que ajudam na memorização do conteúdo. Se você precisar encontrar um termo especifico grifado em seu material para tirar aquela dúvida? Com um CTRL+F isso pode ser facilmente resolvido.

Aqui vale dizer que usar os meios digitais, tablet ou computador, não significa estar aberto à procrastinação. Nada de deixar navegadores abertos com páginas de Facebook e Instagram para dar aquela olhadinha.

Entendemos que essa escolha entre usar o papel ou um tablet/computador para estudar é muito subjetiva. Há quem goste do papel pelas vantagens citadas. Já existem aqueles que irão preferir um tablet/computador pelas vantagens também citadas. Nesse ponto deixamos que você escolha o que melhor se adaptar ao seu ritmo de aprendizado e que não te traga distrações ao longo desse processo.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Fabrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários