Notícias

Melhore seu desempenho com o estudo intercalado

Melhore seu desempenho com o estudo intercalado
16-03-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

“A melhor maneira de obter rendimento nos estudos e alcançar a esperada aprovação é elaborar um bom ciclo de estudo intercalado.”

Aprender mais com pouco tempo disponível para estudar é o problema de muitos concurseiros. Esse problema afeta tanto aqueles que possuem dedicação exclusiva aos estudos, quanto àqueles que dividem o tempo entre trabalho, família e estudos.

Avaliando a técnica de estudo intercalado, vimos que ambos os grupos podem sair ganhando com a aplicação dessa técnica. Não é simplesmente estudar horas e horas uma disciplina a fio que irá te dar a aprovação, mas a elaboração de um bom ciclo de estudo intercalado pode!

Você pode assistir ao vídeo do Renan em nosso canal do Instagram explicado um pouco mais sobre o Método do Estudo Intervalado.

O que é o estudo intercalado?

O estudo intercalado é uma técnica de estudos que distribui os conteúdos a serem estudados dentro de um mesmo período de tempo, fazendo uma rotação maior das matérias de sua grade de estudos.

O emprego dessa técnica, em nosso ponto de vista, é fundamental para quem possui muitas matérias e precisa otimizar o tempo dedicado ao aprendizado delas.

Como intercalar minhas matérias de estudo?

O primeiro passo é organizar as matérias de sua grade de estudos de modo que consiga revezar o tempo entre elas. A seguir falaremos passo a passo como fazer seu estudo intercalado.

1 – Estabeleça o tempo total por matéria 

Com suas matérias organizadas, estabeleça o tempo total de estudos por cada bloco de matérias. Cada bloco será composto por 2, 3 ou até 5 matérias. Determine cada matéria em sua sequência. Para melhor organizar seus estudos, baixe nossa planilha de estudos gratuitamente. A senha de acesso é “OF” tudo maiúsculo.

Planilha Semanal de Planejamento de Estudos

Não importa se seu tempo de estudo não é constante, se em alguns dias poderá fazer seis horas de estudos e em outros apenas três. Essa técnica de estudo fará você alternar as matérias necessárias dentro do tempo disponível, não importando a duração dele. 

2 – Determine quantas e quais matérias serão estudadas naquele ciclo

Defina agora quantas e quais matérias serão estudadas naquele ciclo, dando foco à diversidade de assuntos. Talvez intercalar matérias semelhantes de direito, como por exemplo penal e processo penal, não seja o ideal. Assim não haverá dinamismo e será como se você tivesse estudando um assunto só por um ciclo inteiro.

Procure misturar disciplinas diferentes em um mesmo ciclo. Isso irá estimular sua memória de longo prazo e ajudará na tarefa de resgatar os conteúdos já estudados, o que reforça a fixação das informações.

Leia tembem: Use essa estratégia e nunca mais esqueça o que estudou!

Estude em um dos ciclos, por exemplo, português e direito constitucional, penal e RLM, informática e direito administrativo, contabilidade e ética, trânsito e processo penal. Adapte sua grade de estudos com matérias sem correlações entre si, o efeito será maior ao longo dos estudos.

3. Distribua o tempo total entre as matérias, mas faça pequenas pausas.

Até aqui você já organizou sua grade de estudos, definiu o tempo de cada bloco de estudos, agora é hora de distribuir o tempo total de cada ciclo entre as matérias. 

Etapa mais importante de todas, pois a vantagem do revezamento de conteúdos pode ser perdido caso estenda demais o tempo de estudos para cada matéria. Como assim? 

Explicamos: o recomendado é que você estude o mínimo de 50 minutos e o máximo de duas horas por disciplina. Isso porque em menos de 50 minutos  pode não valer a pena, pois o cérebro leva, em média, 20 minutos para começar a se concentrar. 

Estudar um assunto por mais de duas horas pode facilitar a perda da concentração, cansar demasiadamente o cérebro por ver o mesmo assunto por muito tempo. E perder a concentração é algo que você não quer, não é mesmo?

Falando em cansaço demasiado, fazer pequenas pausas entre as matérias do ciclo é uma boa tática para evitar que você se dispense durante os estudos. Leia essa matéria abaixo e use a Técnica do Pomodoro para gerenciar melhor o tempo de estudo e de descanso. 

Leia também: Técnica de estudos Pomodoro

Quais as vantagens do estudo intercalado?

A principal vantagem que vimos em nossos alunos foi vê-los estudando por mais tempo e de maneira menos cansativa, o que garantiu a plena assimilação dos conteúdos e evitou a acumulação indireta de matérias. 

O estudo intercalado também deve ser usado em suas revisões periódicas. Siga intercalando suas revisões dentro do ciclo de estudos. Ao terminar uma matéria, não a deixe de lado, continue com ela no ciclo fazendo sua revisão constantemente. 

Leia também: Erros fatais que, definitivamente, irão te reprovar em concursos.

Essas dicas e muitas outras técnicas são mostradas para você em nosso treinamento FÁBRICA DE POLICIAIS. Ele é um programa de treinamento voltado para as carreiras policiais realizado em TURMAS, onde vamos através de aulas objetivas ajudá-lo a organizar e planejar adequadamente o seu estudo, ensinando as técnicas de estudo que realmente funcionam e que foram utilizadas por nós e pela maioria dos aprovados. Serão ensinamentos TEÓRICOS E PRÁTICOS essenciais criando uma rotina de estudo bem definida, preparando-o para o concurso da melhor forma possível.

Clique no banner e garante sua vaga. Os primeiros a adquirirem ganham descontos incríveis. Essa oferta é por tempo limitado, portanto garanta sua vaga.

Comentários