Notícias

Não deixa a procrastinação te dominar

Não deixa a procrastinação te dominar
15-09-21 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , ,

Procrastinação, ato ou efeito de procrastinar, de adiar, de deixar para depois, para outro momento. Ou seja, enrolar para fazer o que realmente precisa ser feito.

A ideia é te passar algumas dicas de como enfrentar a procrastinação e não deixar ela te dominar.

A procrastinação do concurseiro costuma surgir em um pós descanso prolongado ou pós prova. Feriado em uma terça-feira é uma chamariz para dormir até mais tarde e atrapalhar a sua rotina, assim como aquela prova que finalmente foi feita e infelizmente não obteve o resultado esperado. Por um acaso algum desses cenários se aplica a sua realidade? Fique a vontade para desabafar nos comentários.

Para ambos os casos citados anteriormente, a melhor saída é a organização. Sendo assim, desfaça sua mala, arrume seu guarda-roupa, retire os post-its antigos da parede, jogue fora os mini resumos colados pela casa e abra espaços para novos mapas mentais.

Com o cenário limpo, hora de planejar as próximas semanas. Para isso, utilize o básico, papel e caneta. Mesmo porque a ideia é evitar distrações. Assim como aquela lista rápida de mercado, escreva sua rotina, sem se preocupar com a ordem dos afazeres. Caso tenha horário marcado com dentista coloque na lista também.

Agora faça o mesmo para o restante da semana e acrescente as atividades que são feitas uma vez por semana ou por mês, como: mercado, terapia, igreja. Especifique os horários de cada atividade, tempo de trajeto e estabeleça seus horários de estudo. Você pode utilizar uma planilha em branco e montar da sua forma ou aproveitar nossa Planilha Estratégica Federal.

Baixe a planilha gratuitamente nos Materiais Gratuitos!

O descanso é necessário, só não pode esquecer do seu foco principal. Portanto, não desacelere seu cronograma por um feriado ou por um pós prova, aproveite o restante da semana para corrigir seu último simulado ou até mesmo a prova. Aprenda com seus erros.

Apaixone-se pelo processo, não saia da rotina caindo na armadilha do feriado prolongado.  E quando bater o desânimo, revise seu mural dos sonhos e lembre-se do que te levou a buscar esse objetivo.

Comentários