Notícias

O TEMPO NA APRENDIZAGEM

O TEMPO NA APRENDIZAGEM
26-07-19 | Dicas de Estudo | admin |

Na nossa vida, existem dois tempos: o externo e o interno. O primeiro é referente ao aqui e agora, determinado pelo movimento do relógio. O segundo é o que vivemos na nossa mente. Estamos no presente, e podemos voltar ao passado em instantes, pular do dia para a noite em um piscar de olhos. É o tempo que nós regemos. As horas são medidas pelos ponteiros do relógio, mas na nossa mente funciona como determinamos. É o nosso relógio mental que nos orienta.

A maneira como determinamos o tempo pode influenciar diretamente a conquista dos nossos objetivos. Se, por exemplo, o seu passado estiver à sua frente, ou seja, em foco na sua vida, ele será sua linha de visão, dificultando sua percepção do presente e do futuro.

Por outro lado, outras pessoas determinam o futuro muito distante do tempo atual, e isso pode dificultar o cumprimento de prazos para atingir seus objetivos. Por quê? Simples. Quando colocamos o futuro muito longínquo, dificilmente vamos fazer alguma coisa pensando no tempo posterior. No entanto, se o seu futuro estiver excessivamente próximo, o indivíduo poderá se sentir pressionado, pois o tempo sempre será curto para realizar o que deseja. Pessoas assim geralmente vivem correndo, cumprem tarefas aos “45 do segundo tempo”, e sempre se queixam que não têm tempo para nada.

É preciso ter consciência da sua linha do tempo para ter flexibilidade e ajustá-la de acordo com o que deseja. Ás vezes, será interessante espremê-las; outras, expandi-la. Em inúmeros casos o aluno não consegue enxergar um futuro próximo e chega a exaustão, desistindo de seguir adiante dos seus estudos. Ele acha que é perda de tempo e fixa-se no passado, quando estudou para outros concursos e não passou. Até a saída do edital você estuda, mas é como se aquele futuro fosse longo e não chegasse. Mesmo antes do edital, o futuro é agora, e começa a corrida contra os prazos até a realização da prova.

É necessário planejar a vida de forma mais eficiente e colocar o foco no que realmente é importante. Para isso, é importante saber a direção que você está colocando seu foco. Ele é o centro realizador de suas mudanças, determinante para suas realizações.

Quando você muda o foco, a vida muda. Apesar de a vida algumas vezes nos pregar algumas peças, é importante anteciparmos perante os acontecimentos, sobretudo aqueles que estão prestando concursos. Há alunos que só estudam após o edital. Nesse caso, as provas tornam-se urgentes, como se não fossem planejadas. O ideal é se antecipar as datas, estudar tranquilamente, corrigindo os erros e com tempo para correção. O aluno que se antecipa e se planeja está sempre estudando, independentemente do edital que representa urgência.

Falta de planejamento?

Não sabe trabalhar com metas?

Venha fazer parte do Operação Federal e tenha a ajuda de quem realmente entende do assunto.

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO