Notícias

Quais as matérias cobradas no concurso de Agente da Polícia Federal. As mudanças ao longo dos anos.

Quais as matérias cobradas no concurso de Agente da Polícia Federal. As mudanças ao longo dos anos.
25-11-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , , ,

Salve, Guerreiros e Guerreiras!

 

Todos vocês que estão seguindo firmes na trilha rumo  à aprovação e estudando com garra já sabem as disciplinas que devem estudar para o concurso de Agente a Polícia Federal, baseados no último edital do certame.

Porém, no presente post, vamos fazer uma análise das matérias que foram cobradas ao longo dos anos para o cargo. Diversas mudanças ocorreram de edital para edital, e guerreiros sempre devem estar prontos para enfrentá-las sem desânimo.

O corte estabelecido para primeira análise foi 2009 e, posteriormente, todos os editais da última década.

Resumidamente, as mudanças podem ser comparadas de acordo com a tabela abaixo.

 

2009 x 2012

O ano de 2009 – de todos os avaliados – teve o conteúdo programático mais enxuto. A parte de legislação penal especial não continha muitas leis. Como nos anos que seguiram, português e RLM possuíram pesos decisivos na aprovação.

Em 2012 houve uma grande mudança na disciplina de economia. O conteúdo programático que abordava majoritariamente microeconomia passou a abordar macroeconomia. O candidato teve que se adequar às mudanças, porém muito dos conceitos estudados na parte de microeconomia serviram de base para o novo conteúdo.

Além disso, o conteúdo programático de legislação penal especial foi consideravelmente expandido.

 

2012 x 2014

Em 2014 a microeconomia voltou.

Após a mudança em 2012, o órgão decidiu voltar às origens e exigir o conteúdo que já havia cobrado.

É importante ressaltar que as matérias jurídicas vêm perdendo presença na prova de agente de polícia federal ao longo dos anos. Muito provavelmente pelo cargo requerer outro perfil de candidato, deixando o conhecimento jurídico mais profundo ser avaliado no cargo de Delegado de Polícia.

2014 x 2018

Em 2018 ocorreram profundas mudanças na cobrança para o cargo de agente de polícia.

Começando pela supressão de matérias tradicionais como administração financeira e orçamentária, economia e atualidades. Outra grande inovação foi a divisão da prova em blocos, já sendo informado, inclusive, a quantidade de questões que seriam requisitadas em cada bloco.

Assim, com a referida divisão em blocos, contabilidade – que possuía  uma média de dez questões na provas anteriores – mais que dobrou, indo para o “BLOCO 3” com o total de 24 questões.

Informática passou a ser a grande protagonista da avaliação, compondo o “Bloco 2” com o total de 36 questões. A referida matéria foi expandida, passando a conter noções de banco de dados e linguagens de programação como Python e R.

Outra inovação no conteúdo do certame foi a disciplina estatística que – assim como RLM – foi cobrada através de 10 questões. Essas duas matérias, juntamente com as remanescentes, passaram a compor o BLOCO 1 da prova de 2018.

Conclusão

Como podemos observar de todo o histórico da prova de agente da polícia federal, mudanças não só são possíveis como são prováveis. O importante é não se desesperar e saber se adequar a elas da melhor maneira possível.

Apesar dessa incerteza, um ponto ficou muito claro: a constante presença das matérias básicas!

Português, RLM, Informática, Direito Penal, Direito Processual Penal,  Legislação Penal Especial, Direito Administrativo e Direito Constitucional estarão em sua prova.

Você já domina as matérias básicas?

O OPERAÇÃO FEDERAL disponibiliza para você a MONITORIA ESTRATÉGICA POLICIAL, a qual possui todo material de apoio teórico, questões e minissimulados comentados para que você tenha controle dessas matérias. A MEP também te orienta, através de uma planilha baseada no MÉTODO ROMEU CHARLIE de estudo, todo o método de estudo em um programa de três meses. Você só precisa executar!

Além disso, o FÁBRICA DE POLICIAIS te ensina a estudar melhor, gerenciar seu tempo e entender a melhor forma de trilhar seu caminho.

Os dois produtos estarão com um grande desconto nessa BLACK FRIDAY. Clique aqui  e garanta o seu desconto.

E vocês, Guerreiros? Apostam em alguma matéria nova? No retorno de alguma antiga? Deixem ai nos comentários.

Comentários
X