Notícias

QUAL O HORÁRIO DE TRABALHO DE UM POLICIAL CIVIL NO DISTRITO FEDERAL?

QUAL O HORÁRIO DE TRABALHO DE UM POLICIAL CIVIL NO DISTRITO FEDERAL?
02-12-20 | Sem categoria | admin | Tags: , , , , , ,

Salve, Guerreiras e Guerreiros!

No post sobre o horário de trabalho de um policial civil no Rio de Janeiro, no qual também falamos um pouco sobre a o funcionamento da instituição, observamos muito interesse de todos os nossos alunos e seguidores sobre o assunto.

Seguindo essa linha, hoje decidimos falar sobre a Polícia Civil que possui uma da melhores remunerações e estrutura do país: a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Os cargos de Escrivão e Agente do órgão encontram-se aguardando a realização das provas de conhecimento, uma vez que todo o cronograma foi atrasado devido à COVID-19.

Considerações iniciais feitas, vamos ao que interessa!

Centrais de Flagrante X Circunscricional comum

Toda delegacia circunscricional do Distrito Federal funciona 24h por dia, porém nem todas são centrais de flagrantes (delegacias que apreciam situações flagranciais apresentadas por outros órgãos como, por exemplo, a Polícia Militar e o Detran).

Circunscricionais comuns

As delegacias que não são ceflags (centrais de flagrante) funcionam com plantão reduzido, onde os policiais plantonistas são responsáveis por fazer os registros de ocorrência e locais de crime. Durante a noite, existe o serviço voluntário que reforça o plantão, para viabilizar a visita aos locais de crime etc. O expediente de toda delegacia é de 12h às 19h, de segunda a sexta. O plantão das delegacias que não são ceflags possui a carga horária de 24h x 72h.

CEFLAGS

Nas ceflags, além do expediente, existem as equipes de plantão que contam com um delegado de polícia, 1 escrivão e 5 agentes, recebendo reforço durante a madrugada.

O plantão da delegacia ceflag é alternado entre 12h/24h e 12h/72.

Expediente

Toda delegacia circunscricional – incluindo as CEFLAGS – possui seções específicas para investigação de acordo com o ilícito investigado. Por exemplo, ICVIO – crimes violentos, SPCOM – menor potencial ofensivo, SRD – repressão às drogas, SAM -atendimento à mulher e vulneráveis (criança, idoso e etc) e  SIG – investigação residual.

Além disso, as delegacias contam com a SEÇÃO DE APOIO OPERACIONAL (SAA) que faz o trabalho de administrativo e o cartório, composto pelos escrivães.

Uma peculiaridade é que, em regra, os flagrantes feitos pelas equipes do expediente são lavrados pelos delegados do expediente da própria delegacia e não são levados para as centrais.

A CEFLAG geralmente só lavra os flagrantes externos (PM, Detran etc) e os próprios que os policiais das respectivas unidades conseguem executar.

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA ESPECIALIZADA

Além das delegacias circunscricionais, existem as coordenadorias subordinadas ao Departamento de Polícia Especializada, como, por exemplo, a CORD (Coordenação de Repressão às Drogas), CORPATRI (crimes patrimoniais), CORF (crimes financeiros), entre outras.

As coordenadorias investigam crimes de relevância, mas não obstam a investigação por parte das delegacias circunscricionais.

E então, Guerreiros? Gostaram de saber um pouco mais sobre o funcionamento da PCDF.

Vocês já dominam as matérias básicas que caem tanto no concurso para o cargo agente quanto para o cargo de escrivão?

O OPERAÇÃO FEDERAL, através da MONITORIA ESTRATÉGICA POLICIAL , te ajuda a estudar de forma dirigida e consciente não só para PCDF, mas para a todas as polícias civis do Brasil. A MEP conta com material de apoio teórico, aproximadamente 1500 questões comentadas e uma planilha de estudos que planeja a sua execução! É só estudar.

E você? Para qual cargo você está inscrito? Deixe ai nos comentários!

 

Comentários
X