Notícias

Questionamentos sobre a interposição de recurso

Questionamentos sobre a interposição de recurso
02-12-21 | Variedades | admin | Tags: , ,

Fala futuro federal, tudo certo?

Sabe aquele gabarito que saiu e você não concorda com a resposta de algum item? Saiba que tem como recorrer, seja o gabarito preliminar ou o definitivo. 

Recurso é uma forma de entrar com pedido de reavaliação, podendo ser desde uma multa até uma questão de concurso. No mundo dos concursos, o termo correto utilizado é Interposição de recursos. É nele que o candidato irá elaborar argumentos para anular e até mesmo mudar a interpretação de uma questão ou item do espelho da redação.

E quando devo fazer? Como faço? Qual o prazo? Vale a pena?

Veja a seguir a resposta para esses e outros questionamentos sobre a interposição de recurso.


Quando?

Sempre que o candidato for prejudicado por algum equívoco por parte da organização, vale a pena recorrer a essa alternativa para que os seus direitos não sejam prejudicados. Em cada concurso público existem regras específicas para elaboração do recurso administrativo. Mas as técnicas e os argumentos que você deve aplicar são bastante parecidos.


Posso perder pontos com recurso?

Em se tratando da prova objetiva, o que acontece é o candidato perder a sua colocação. Quanto à discursiva, ao diminuir a nota do candidato, a banca deveria reorganizar o cronograma e abrir mais um prazo de recurso.Portanto, por questões práticas, as Bancas não reduzem a nota.

Portanto, caso deseje entrar com recursos, mas está com receio devido a banca deixar passar uns erros de ortografia, fique tranquilo que não terá interferência na sua nota. 


Vale a pena entrar com recurso?

Levando em consideração que sua nota não será reduzida, vale a pena sim entrar com recurso. 

Lembre-se de contar com sua sorte, essa que você vem construindo em anos de estudo e dedicação.  Se surgir a oportunidade de recurso, aproveite.


Prazos?

O prazo para encaminhar os recursos, geralmente são 48 horas após a publicação do gabarito. Por isso é importante ficar atento ao edital do seu concurso, pois o prazo pode ser diferente de uma banca para outra.

Pode ocorrer de prorrogar o prazo, portanto, fique de olho também nas etapas do seu concurso. Em 2021, a Banca Cebraspe juntamente com a Polícia Federal prorrogou o prazo para interposição de recurso do concurso da PF. O motivo, foi a disponibilização incompleta do padrão de resposta definitivo da prova discursiva para o cargo de delegado.


Como fazer?

Seja para pedir anulação ou modificação do gabarito da questão, faça sua solicitação da forma mais clara e objetiva possível. Diga o que quer e o por que utilizando suas próprias palavras.  Além disso, procure fundamentar seu recurso, em se tratando das matérias de direito, é possível citar: dispositivo legal, interpretação do STF ou STJ. 

Assim como na prova, no momento de escrita do recurso, você não pode se identificar.  O recurso deve ser escrito de forma impessoal, sendo assim, utilize a 3ª pessoa e mantenha a impessoalidade. 


Como devo enviar?

Em casos raros, o envio é feito pelo correio. Porém, pode acontecer do seu recurso não chegar a tempo. Temos também o formato híbrido, onde o candidato realiza a submissão do formulário pelo sistema de recursos.

Fique tranquilo, pois as regras são postadas no site da banca assim que é liberado o gabarito preliminar. 

Caso nunca tenha feito tal procedimento e ainda está com dúvidas sobre como proceder, você pode entrar em contato conosco e pedir auxílio. Ou, fale direto com o professor da matéria que deseja realizar a interposição de recurso. 

O importante é não desesperar e agir rápido. O prazo é curto.

Vamos juntos!

Sua aprovação é o nosso objetivo!

Comentários