Notícias

Técnica de estudos Pomodoro

Técnica de estudos Pomodoro
23-09-19 | Dicas de Estudo | admin |

Você concurseiro, com certeza, já ouviu falar da técnica de estudos Pomodoro.  Se “não”, calma que eu explicarei. Se “sim”, calma que vamos te passar aquele bizu apurado (rss). Essa técnica veio de um cozinheiro italiano que usou um cronômetro de cozinha, no formato de um tomate (Pomodoro em italiano significa tomate), para gerenciar o tempo.

Mas essa técnica consiste em quê? Basicamente, a ideia se baseia em dividir o fluxo de trabalho em blocos menores para melhorar a concentração e foco na execução das tarefas. Após muita pesquisa, ficou estabelecido que o período de 25 minutos era ideal para esses blocos, que ficaram conhecidos como pomodoros.

Como a técnica funciona?

Primeiro é necessário que seja feita uma lista com os conteúdos que serão estudados. Pode ser o material separado para a semana, dia ou mês. O importante é que você separe o conteúdo para começarmos. Agora pegue um cronômetro e marque 25 minutos. Pode ser o celular – em modo avião (claro!)- , um despertador, relógio de pulso, timer do microondas (rs)… Nesse tempo você irá usar os 25 minutos de estudos, líquidos, sem perder o foco. Pra isso é preciso que essa tarefa seja executada sem interrupções. Então nada de whatsapp, facebook, instagram… A sua concentração total é o que lhe renderá o tempo líquido de estudo usado nessa técnica.

Quando acabarem os 25 minutos, faça uma leve pausa de 5 minutos. Pausa mesmo! Levante, beba água, vá ao banheiro, faça um alongamento, qualquer coisa que te deixe relaxado e preparado para o próximo bloco de 25 minutos. Nesse próximo bloco, retorne ao conteúdo anterior não finalizado, ou a um novo conteúdo se o anterior já foi encerrado. E assim seguindo uma pausa de 5 minutos após o encerramento de cada bloco. A cada quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos, para voltar à lista que foi definida por você para estudar naquele período.

Agora é só repetir todos os dias em que você precisar estudar. Siga sua lista de estudos, anotando quantos blocos de 25 minutos usou em casa matéria. Fazendo isso será possível saber quanto tempo irá precisar para cada conteúdo no futuro. Para revisões essa técnica é incrível! Para quem trabalha e tem pouco tempo, a divisão do tempo em blocos rende muito mais.

Usar a técnica Pomodoro é bem interessante, pois evita a procrastinação. Afinal, cada bloco dura apenas 25 minutos, é um tempo relativamente fácil para controlar a ansiedade para não mexer no celular ou se distrair com outra coisa. Para quem precisa de uma ajudinha pra se concentrar é uma ferramenta excelente.

Só que fica a dica: se for preciso, encontre a melhor maneira de adaptar a técnica a sua necessidade. 

O descanso de 5 minutos pode ser pouco se a atividade mental tiver sido muito intensa e cansativa. Sabe aquele conteúdo difícil, que você não consegue entender de primeira?  A nossa recomendação é que você descanse mais, faça uma pausa mais longa (10 minutos), para não correr o risco de retomar o próximo bloco de estudos já exausto e desanimado. Só não pode começar a pausa pela manhã e voltar a estudar a tarde (rss).

Ou pode ser que você já esteja embalado com o conteúdo, mas o tempo do cronômetro está acabando e você acaba fazendo a pausa. Essa parada pode fazer que você demore mais pra “voltar ao ritmo” e se concentrar novamente. Essa pode ser uma desvantagem. Tente encontrar o melhor tempo para você. Faça testes e adapte o tempo ao seu ritmo de estudos.

Vamos deixar abaixo o link de alguns programas online que testamos e achamos interessantes para você usar com essa técnica.

TomatoTimer         Pomodoro      Pomodoro Tracker

Esses bizus são aplicados na Fábrica de Policiais e no Grupo de Preparação Intensiva (GPI). Faça parte dessa elite na preparação para carreiras policiais. Nos siga nas redes socais e acompanhe nossas postagens sobre técnicas de estudos.

Operação Federal no Instagram 

Fábrica de Policiais

Grupo de Preparação Intensiva

Comentários