Notícias

Use essa estratégia e nunca mais esqueça o que estudou!

Use essa estratégia e nunca mais esqueça o que estudou!
05-03-20 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , , ,

Você já sentiu a dificuldade de não conseguir recordar o que havia estudado no dia anterior? Ou de sentir que um conteúdo é muito difícil e que você não conseguirá entendê-lo?

Essa é uma rotina enfrentada por muitos concurseiros. Em meio ao estresse do dia a dia, da rotina sem tempo que muitos vivem, conciliar estudo e trabalho é uma tarefa bem difícil. Difícil ainda é quando você tem suas horas livre de estudos e ainda assim nota que não está evoluindo na matéria. 

Já chegou ao ponto de ler seus resumos e não entender o que anotou? Isso ocorre porque seus resumos são mais cópias de parágrafos que uma informação resumida. Neste caso, o problema pode estar em sua estratégia de estudos até aqui. 

A estratégia de como você estuda é responsável por 75% de como seu cérebro retém certa informação por mais tempo. 

Essa retenção por mais tempo é feita transferindo as informações de curto prazo, aquela que você acabou de estudar, em uma informação de longo prazo, guardada por mais tempo em sua memória.

Leia também : Por que não consigo estudar em alta performance?

Mas como consigo transferir essa informação de curto prazo para a memória de longo prazo? Mudando sua estratégia de estudos!

Aqui daremos duas dicas de estratégias de estudos que podem ajudá-lo a melhorar sua maneira de estudar. São dicas valiosas e que darão muitos resultados no longo prazo.

Se você quiser saber mais sobre como desenvolver o seu máximo nos estudos, não deixe de se inscrever em nossa MasterClass da Aprovação Policial. Entre os dias 9 e 13 de março, daremos aulas gratuitas sobre como eliminar crenças limitantes que impedem sua aprovação. Clique no banner e faça sua inscrição totalmente grátis.

Vamos agora às estratégias para transformar informações estudadas hoje em uma memória de longo prazo para ser acessada quando você precisar. 

1 – Faça revisões periódicas

Existem diversas teorias sobre como o processo de revisões periódicas pode diminuir a famosa Curva de Esquecimento de Ebbinghaus. Hermann Ebbinghaus, em 1885, apresentou uma teoria que demonstra graficamente a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo de um dado período de tempo.

Ao observar a imagem anterior, podemos notar que apenas 33%, segundo os estudos do Hermann Ebbinghaus, continuarão armazenados em sua memória depois de um dia de estudos. Portanto, é necessário ler hoje, revisar amanhã, revisar alguns dias depois, revisar algumas semanas depois etc. 

As revisões periódicas mais comuns são de 24h, 7 dias, 30 dias e 90 dias. Para te ajudar nessa tarefa indicaremos 2 aplicativos para auxiliá-lo no gerenciamento de suas revisões: 

Resolvemos um problema e possivelmente criamos outro: como revisar sem perder tanto tempo e avançar mais nas matérias? A resposta vem com a integração das revisões com a dica estratégica número 2.

2 – Faça seus resumos em mapas mentais

Mapas mentais foi o nome dado pelo inglês Tony Buzan para um tipo de diagrama com informações sobre um tema. Na verdade, podemos classificá-los como um resumos que se constituem a partir de um tema central, melhorando a memorização e o aprendizado por facilitar a recuperação dessa informação usando ligações entre as palavras.

Os mapas mentais são essenciais na hora do estudo. Eles ajudam a reduzir, simplificar e selecionar as informações que serão mais relevantes ao que está sendo estudado, ajudando nosso cérebro a fazer associações mais rápidas. 

Essas associações melhoram as conexões entre os conceitos-chave, tornando a retenção do conteúdo mais fluente. Isso já elimina aquele hábito de fazer resumos copiando um parágrafo inteiro da apostila de estudos. 

Ao definir uma palavra central, você fará conexões somente com as palavras que fazem relação com o tema inicial. Isso otimiza a feitura do resumo e facilita sua revisão periódica.

Abaixo colocaremos 2 sites que podem ajudar na confecção de seus mapas mentais. É preciso apenas uma cadastro inicial para começar a desenvolver seus resumos em mapas mentais.


Você já deve saber que uma das formas de acelerar seu aprendizado na preparação para concursos públicos é a resolução de questões de concursos anteriores. 

No entanto, não basta fazer questões, é preciso responder todos os dias um número considerável de questões da matéria estudada. Por exemplo, estudou hoje sobre Atos Administrativos: responda o máximo de questões sobre Atos Administrativos que conseguir. 

Depois disso, faça uma revisão no seu mapa mental, confeccionado-a com umas das as ferramentas citadas anteriormente, e anote as pegadinhas observadas nas questões. 

Essa união de fazer mapas mentais, resolver questões e realizar periodicamente suas revisões, transformará a memória de curto prazo retida na leitura da apostila em uma memória de longo prazo que poderá ser acessada constantemente por você.

E somente para reforçar sua memória (rs), dia 9 de março começa nossa MasterClass da Aprovação Policial. Será uma semana inteira de aulas gratuitas e online sobre:

  • qual o perfil dos aprovados nas carreiras policiais;
  • como se preparar de verdade e eliminar crenças limitantes;
  • como desenvolver o seu máximo nos estudos aprendendo a planejá-lo e organizá-lo adequadamente.

Comentários