Notícias

Vale a pena largar tudo só para estudar?

Vale a pena largar tudo só para estudar?
10-09-19 | Dicas de Estudo | admin |

Acredito que esta é a pergunta que você se fez ao começar a estudar: vale a pena eu sair do meu emprego para me dedicar 100% aos estudos? A procura por mais tempo para fechar as matérias mais difíceis, bater o cronograma estabelecido, conseguir ter sua rotina de revisões em dia, tudo isso, com certeza, pesa em sua decisão.

Antes de largar tudo, você precisa avaliar algumas coisas importantes. Você tem como se sustentar? Você possui uma reserva financeira? Ou seja, como você vai pagar suas contas para ‘sobreviver’ neste período? Como sua família encara essa sua decisão? Uma outra coisa importante é avaliar por quanto tempo você se manterá nessa situação.

É importante que você estabeleça um prazo para ficar se dedicando exclusivamente aos estudos. Se qualquer cargo público inicialmente serve para você, é capaz que em 1 ano, 1 ano e meio, estudando bem, com disciplina e determinação, você consiga aprovação num concurso pequeno ou médio. Mas, para passar em um concurso grande, o normal é um 1 ano e meio, 2 anos, podendo chegar a até 4 anos. Vamos agora considerar que tudo isso já foi avaliado por você. Vamos ter em mente que você já tomou sua decisão, já verificou os prós e contra, e está decidido a mudar sua vida a partir disso!

Neste caso, encare isto como um emprego, com horários para começar e terminar, faça pausas regulares para descanso, estabeleça metas possíveis. Tenha foco! Afinal terá que gerir o tempo dedicado inteiramente à sua aprovação. Uma outra coisa muito importante é entender que haverá pressões de todos os lados. Saber administrar a pressão social que virá da família e dos amigos, e principalmente, a pressão interna (sua autocobrança) é outro ponto a ser levado em consideração. Afinal de contas, para todo mundo, você irá “apenas estudar” – como se fosse muito simples.

Agora um outro cenário, talvez o mais comum nos dias de hoje. Você ao avaliar sua situação atual viu que ainda não é o momento de abandonar o emprego. Nessa situação, você pode dividir seu tempo entre trabalho e estudos, estabelecendo uma rotina diária com metas de estudo possíveis e tendo disciplina a cada dia para não perder o foco. Nada de procrastinar! Lembre-se que seu futuro depende somente de você.

Será necessário sacrificar um pouco seu lazer, momentos em família, datas festivas por um bom tempo. Que feriados e finais de semana serão dedicados às revisões de conteúdo e muitos exercícios. Independente da escolha que você faça, tenha em mente que você precisa ter um plano a seguir, montar uma verdadeira tática de guerra anti-procrastinação (rsrs). O blog do Operação Federal contém métodos de estudos e revisões que irão ajudar muito na sua preparação, evitando a perda de tempo e otimizando seus estudos até sua aprovação.

 

Comentários