Notícias

Vença as 5 principais bancas de concursos das carreiras policiais.

Vença as 5 principais bancas de concursos das carreiras policiais.
02-03-20 | Dicas de Estudo, Sem categoria | admin | Tags: , , , , , ,

Entender as peculiaridades de cobrança de cada banca é uma vantagem muito grande em uma prova de concurso público.

Saber as peculiaridades das bancas organizadoras é uma das maiores vantagens que o concurseiro pode ter ao resolver uma prova de concurso. Entretanto, essas bancas trabalham muito a cada novo concurso com o desafio de aumentar os níveis de dificuldades em suas avaliações.

Analisando essa briga entre concurseiros e bancas de concurso público, é fácil notar que cada uma possui um estilo próprio na aplicação de seus exames. Mas tenha calma! Falaremos um pouco sobre o estilo, tipos de exigências e graus de dificuldades que podem aparecer e, assim, te ajudar a minimizar os riscos de erros e surpresas com as pegadinhas.

Observando o perfil de aplicação de prova das 5 principais bancas avaliadoras em concursos policiais (FCC, Cebraspe, FGV, VUNESP, CESGRANRIO), foi possível identificar traços marcantes que diferenciam a filosofia de cobrança em questões de cada uma delas. 

1-Fundação Carlos Chagas (FCC)

A Fundação Carlos Chagas tem uma grande tradição em concursos e realiza exames em todas as esferas federativas. Geralmente cobra questões de múltipla escolha muito objetivas e, ainda que extensas, não possuem muitas dificuldades de resolução.

O foco principalmente fica sendo a letra de lei, sendo necessária a leitura da “lei seca” para não perder pontos importantes. As questões de português e direito são bem equilibradas e necessitam de um grau de análise maior.

Não possui pegadinhas em suas questões, como de costume da banca Cebraspe, porém os enunciados de múltipla escolha podem pedir a questão INCORRETA, e  alguns candidatos perdem pontos por lerem apressadamente.


Dica do Operação Federal

Nossa dica para esta banca é treinar reescrita de frases, cobrada em português, e ler muito a letra da lei. 


2-VUNESP

Banca dos principais concursos policiais de São Paulo, possui um estilo parecido com o da FCC para aplicação de provas, mas que tem a tendência de mudar para os próximos concursos. Não sabemos ainda como poderá ser, entretanto estamos de olho.

As questões de português exigem atenção à gramática e são bem simples. As cobranças de temas de direito primam pela letra da lei, como também o faz a FCC. 


Dica do Operação Federal

A dica para esta banca é ler a letra da lei e estudar português com foco maior em concordância e colocação pronominal.


3-CEBRASPE

Provavelmente a banca mais temida entre os concurseiro das carreiras policiais. Antigamente com o nome de CESPE, a CEBRASPE cobra questões multidisciplinares e relativamente difíceis.

As questões de português são longas e cansativas na aplicação da prova. Na parte de direito é cobrado muita jurisprudência.

As questões, geralmente, são no “modelo certo e errado” e necessitam atenção maior na avaliação de cada assertiva. É a banca que mais coloca pegadinhas  em suas questões de prova. Uma leitura atenta não pode faltar para responder cada uma.

Possui um modelo de anular uma questão certa a cada questão errada marcada no gabarito. Por isso, chutar pode não ser uma boa escolha. 


Dica do Operação Federal

Nossa dica para essa banca é não perder tempo lendo o enunciado grande das assertivas, vá direto para a questão. Em uma prova com 120 questões, fazer um tempo médio entre cada questão respondida é importante.


4-Fundação Getulio Vargas (FGV)

A FGV é a banca mais imprevisível dentre as comentadas. Não possui um padrão de prova, mudando frequentemente o estilo de cobrança de uma prova para outra. 

No entanto, nas características de cobrança de português, costuma enfatizar interpretação de texto e reescrita de frases. Já no conteúdo de direito, tem cobrado casos práticos com temas multidisciplinares que exigem uma interpretação aprofundada do tema.

Nossa dica para a FGV é ficar atento à letra da lei, que é cobrada constantemente. Treine reescrita de frases e interpretação de texto dessa banca com o intuito de se familiarizar com os textos longos que aparecem nas provas.

5-CESGRANRIO

Uma banca com nível de dificuldade entre médio a alto. Geralmente suas provas vêm separadas por matérias. Tem uma característica parecida com a FCC, apesar de ser um pouco mais metódica,  cobrando texto de lei e enunciados extensos, mas nada complexo como o que cobra a banca Cebraspe.

Suas questões de atualidades, RLM e interpretação de texto possuem gráficos e imagens para serem usadas na resolução da assertiva. É preciso ficar atento aos concursos que cobram inglês em seu edital, a banca costuma complicar um pouco nessa matéria. 


Dica do Operação Federal

Nossa dica é praticar resolvendo as provas anteriores da banca. A Cesgranrio tem o costume de repetir muitas questões, portanto a velha dica sempre é válida: resolva muitas questões anteriores dessa banca.


Como dica geral, não poderíamos deixar de dizer que é preciso resolver muitas questões dessas bancas para entender a metodologia de cobrança de cada uma. 

Leia também: Por que o estudo ativo é melhor para o concurseiro?

Ao responder um número considerável de questões por dia, irá notar que alguns temas são mais cobrados que outros. Por isso, colocar em sua rotina de estudos um período para resolver questões não só te ajudará a entender melhor o conteúdo como te deixará familiarizado com a metodologia de cobrança da banca.

Esse tipo de assunto trataremos em nossa  MasterClass da Aprovação Policial, dia 9 de março. Será uma semana inteira de aulas gratuitas e online voltadas para carreiras policiais. 

No banner abaixo você faz sua inscrição totalmente gratuita para este evento. Os assuntos abordados nessa MasterClass, dentre outros assuntos importantes, serão: conheça o perfil dos aprovados nas carreiras policiais, como se preparar de verdade para o seu concurso, como construir a mentalidade da aprovação e como  desenvolver o seu máximo nos estudos aprendendo a planejá-lo e organizá-lo adequadamente. Não deixe de se inscrever. Evento totalmente gratuito.

Comentários