Notícias

VILHENA/RO

VILHENA/RO
12-12-19 | Lotações de Fronteira | admin |

COMO É A CIDADE?

A cidade fica localizada ao sul do estado de Rondônia, fazendo divisa com o estado do Mato Grosso. Fica, aproximadamente, 700 km da capital do estado de Rondônia (Porto Velho) e também, aproximadamente, 700 km da capital do estado do Mato Grosso (Cuiabá).

A colonização é predominantemente sulista, em especial de famílias vindas do Paraná. A cidade recebe pessoas de toda parte do país, pois existem diversos órgãos públicos federais e estaduais no município, ocasionando uma mistura com a cultura local.

O município tem o apelido de “cidade clima da Amazônia” pois apresenta um clima mais ameno que o restante das cidades da região. Durante pelo menos 6 meses do ano chove diariamente, com pequenas pancadas, nos outros meses a estação é chamada de seca, pois ocorrem poucas chuvas, por vezes ficando mais de 30, 50 dias sem chuvas.

O número de habitantes é de aproximadamente 95 mil pessoas. A cidade cresce em ritmo acelerado. Nos últimos 3 anos se instalaram na cidade empresas e franquias conhecidas nacionalmente, como Americanas, Atacadão, Subway e no início de 2018 está saindo uma unidade da Havan.

INFRAESTRUTURA

A cidade é cortada pela BR-364, sendo essa o principal acesso ao município, tanto vindo do estado do Mato Grosso, como vindo do centro do estado.

A rodoviária possui boas instalações, mas a localização do município dificulta as viagens de ônibus, que em sua maioria são feitos até Cuiabá para pegar voos mais baratos.

A cidade possui um aeroporto de pequeno porte, onde há apenas 1 voo diário para chegada e outro para saída. Somente a empresa Azul faz esses voos e apenas o trecho Vilhena/Cuiabá.

Os preços das passagens variam muito, sendo necessário estar sempre de olho para conseguir passagens “baratas”.

MORADIA

Existem muitas casas para alugar, nos mais variados bairros da cidade. Alguns servidores acabam comprando imóveis ou preferindo construindo na cidade. A opção é mais restrita quanto aos apartamentos, pois são poucos prédios no município. O valor do aluguel é mediano (talvez até baixo se comprado a grandes centros).

COMUNICAÇÃO

Existem todas as companhias de telefonia na cidade. A internet também é de boa qualidade. Como em qualquer local, por vezes alguns serviços ficam fora por determinado período, ou sofrem oscilações.

COMÉRCIO

A cidade possui um comércio ativo, com boa variedade de lojas e produtos. Claro que não é uma cidade “grande”, por isso o comércio local fica devendo muito aos grandes centros.

As compras online também são um pequeno problema local, pois além da encomenda demorar mais para chegar que o normal, a grande maioria dos sites cobra frete para o Norte do país (melhorou um pouco com o sistema de pontuação do mercado livre e os fretes promocionais do Walmart).

Quanto aos bancos, a grande maioria das agências são encontradas na cidade.

ALIMENTAÇÃO

A qualidade da alimentação é boa, tanto para refeições como almoço, como saídas noturnas para jantar. Os preços praticados por restaurantes, para almoço, estão acima da média regional. Restaurantes simples cobrando acima de R$ 40,00 o kg. Restaurantes melhores cobram em média R$ 53,00 /kg.

Para sair para jantar os preços são compatíveis e até justos. Poucos locais cobram taxa de 10%, não existe pagar estacionamento em nenhum local, e até o momento não existem flanelinhas.

A cidade apresenta de início boas opções, mas após 6 meses você já foi em praticamente todos locais possíveis.

EDUCAÇÃO

É um dos pontos falhos de Vilhena/RO. São poucas opções de universidades e de cursos oferecidos aqui. Agora está para abrir o curso de medicina, que será ótimo para o município.

De momento lembro que existe um polo da UNIR (Federal de Rondônia), a AVEC (particular), FAMA, UNESC, UNIP, um campus do IFRO (instituto federal) e universidades virtuais (como Unopar, Clareriano, etc).

Alguns colegas cursam direito na AVEC. Pós-graduação é algo quase escasso no município.

SAÚDE

Outro ponto crítico do município. Muitas reclamações de todas as pessoas sobre a qualidade da saúde local. Praticamente todos os colegas possuem plano de saúde, mas nem todos os tipos de especialidades são comportados pelo município.

Existe como referencia o hospital regional, maior do município, mas com atendimento deficitário e alguns poucos hospitais particulares.

Alguns colegas preferem, dependendo do tipo de tratamento, buscar amparo médico em outras localidades.

LAZER E VIDA NOTURNA

Para pessoas que são acostumadas em grandes centros poderão sentir um impacto inicial. A cidade apresenta poucas opções. Existe um pequeno shopping, que se resume a uma praça de alimentação e uma dúzia de lojas. Existe cinema, mas só passa filmes dublados.

Vilhena possui uma quantidade pequena de barzinhos e de boates, dessa forma você encontra as mesmas pessoas nos diferentes lugares.

A vida noturna começa normalmente na quinta-feira, com raras exceções. Acredito que sejam 3 ou 4 boates na cidade, normalmente quando uma abre, as outras não, ficando apenas com uma ou, no máximo, duas opções por noite.

CRIMINALIDADE

A cidade pode ser considerada pacata quanto a violência e criminalidade. A grande maioria dos homicídios é acerto de contas entre criminosos. Por vezes existem surtos de roubos a mão armada no comércio, que logo terminam.

Furtos de veículos são raridades, dificilmente se escuta falar de algum. Furtos a residências ocorrem com maior frequência, mas compatível com o tamanho do município, nada alarmante.

A cidade possui muitos órgãos de força policial. Além da PF existe uma unidade grande da PRF, um efetivo relevante da Polícia Militar, Polícia Civil, unidade da Politec, uma base da aeronáutica, entre outras.

ESTRUTURA DA DELEGACIA DA PF /AMBIENTE DE TRABALHO/QUANTIDADE DE TRABALHO/ROTINA DE TRABALHO/MISSÃO

A delegacia ocupa uma quadra inteira, com estrutura física um pouco antiga, mas com boas condições de trabalho. A delegacia possui uma área de recreação com campo de futebol, churrasqueira, mesa de sinuca, ping-pong, etc.

No final de 2017, foi construído um dojô e uma pequena academia. Toda essa estrutura fica disponível para utilização dos servidores.

O clima de trabalho é agradável, sendo um dos pontos sempre favoráveis de Vilhena/RO.

A quantidade de trabalho é razoável. Existem momentos em que sobrecarrega, como também existem momentos mais leves. Cada setor tem uma rotina de horários e especificações distintas, dificultando um detalhamento melhor sobre isso.

Dentro do estado, Vilhena sempre está prestando apoio e missões às demais delegacias. Também é dado suporte a grandes operações que ocorrem no MT.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Recomendaria Vilhena como primeira lotação. Como qualquer local existem pontos positivos e negativos no município.

A cidade possui um clima agradável (quando comparado a grande maioria das cidades do Norte), a pontuação é 4 pontos, está inclusa na lista de cidades que recebem adicional de fronteira, o custo de vida é médio (ou talvez até baixo se comparado a grandes capitais), o clima de trabalho é bom, dentre outras qualidades.

Talvez uma pessoa acostumada com as facilidades da cidade grande sofra um pouco até se adaptar a cidade, por ser mais pacata e com menos opções.

Os pontos negativos ficam por conta da baixa opção de voos, a distância por terra de centros maiores, e as questões de saúde e educação que deixam a desejar.

Comentários