Notícias

Você sabe fazer o planejamento dos seus estudos?

Você sabe fazer o planejamento dos seus estudos?
10-01-20 | Dicas de Estudo | admin |

Se você estuda para concurso há algum tempo, com certeza, já teve alguma dificuldade para manter sua rotina de estudos devido a algum imprevisto ocorrido durante seu dia ou semana. O pensamento é que você está ficando para trás, pois nem sempre há tempo suficiente para estudar com eficiência para garantir sua aprovação no concurso dos seus sonhos.

Caso não tenha passado por isso ainda, vale a pena prevenir essa situação e colocar em prática essa pequena dica. E se você ainda estuda de modo desleixado, sem essa ferramenta, é momento de refletir e começar a se desenvolver nos estudos.

Organize seu quadro de horários

Não haverá eficiência e qualidade nos seus estudos se não tiver organizado seu quadro de horários. É preciso conhecer sua rotina diária e coloca-la no papel, identificando os erros e hábitos que atrapalham seus estudos.

O interessante aqui é notar que todo mundo conhece a necessidade de um quadro com seus horários de estudos. Mas, na verdade, ninguém faz seu quadro de horários, e os poucos que o fazem não cumprem 60% do que definiu.

É de fundamental importância que leve esse tema a sério, ele é o alicerce dos seus estudos e de sua constância no aprendizado. Esse é um dos módulos do nosso Fabrica de Policiais, como organizar sua rotina de estudos.

Observando o depoimento de alguns alunos que participaram desse nosso programa de treinamento, o Fabrica de Policiais, foi notado que muitos desperdiçavam tempo com hábitos inúteis, ou até mesmo com nenhum hábito, que poderiam ter utilizado esse tempo perdido para aumentar seu desenvolvimento nos estudos.

Você sabe elaborar seu quadro de horários?

Para elaborar seu quadro de horários de estudo é preciso desenvolver, primeiramente, um quadro semanal com toda sua rotina. Dessa forma ficará mais fácil identificar seus horários livres, afastando hábitos inúteis da sua rotina.

Com seus horários identificados, fica mais fácil organizar sua rotina de estudos, resolução de questões e revisões periódicas observando seu ciclo de estudos. Falando em ciclo de estudos, você sabe estudar por ciclos? Nessa matéria te explicamos um pouco as vantagens desse método.

Vamos usar como exemplo você que estuda para as carreiras policiais. Em uma grade comum de matérias teremos: Português, Matemática, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Especial. Usaremos essas matérias como exemplo de uma grade de horários hipotética.


Cada disciplina em sua grade deve ser valorada de acordo com seu grau de dificuldade em relação àquela matéria. Em um período do dia que você tem mais tempo, priorize as matérias que tem mais dificuldades. Já nos períodos de menor tempo livre, deixe para resolver questões, por exemplo.

Como você estuda para carreiras policiais sabe da importância de uma vida saudável equilibrada com os estudos. Reserve tempo em seu quadro para atividades como exercícios físicos, pois será necessário seu preparo para a fase do teste físico na etapa do seu certame. Não deixe de lado o contato com a família, um pouco de lazer (moderado) e momentos com a família são bem vindos também.

É fácil notar que, mesmo com alguns compromissos ao longo do dia, após organizar a agenda, é possível encontrar uma considerável carga-horária disponível para os estudos. Como nada vem de graça, cabe dizer que, com um estudo focado, será necessário deixar alguns hábitos que não geram resultado para você alcançar seu cargo público – vai desde o Chopp com os amigos até a olhada em cada notificação do celular.

Essa organização de seus horários de estudos é só o primeiro passo! Muitos organizam seu dia, mas poucos  são os que cumprem à risca seu quadro de horários. Essa e outras sacadas são disponibilizados para você no Fábrica de Policiais. Treinamento voltado para carreiras policiais com módulos de planejamento de estudos, metodologia de aprendizagem, métodos e técnicas para alavancar seu desempenho na resolução de questões.

Não fique estudando errado, venha fazer parte dessa elite de treinamento para a área policial. Clique no banner para saber mais sobre o Fábrica de Policiais.

Operação Federal no Instagram

Operação Federal no Facebook

Grupo de Preparação Intensiva (GPI)

Comentários

Junte-se a milhares de concurseiros!

Receba os melhores conteúdos para alavancar os seus estudos.

*EU ACEITO RECEBER CONTEÚDOS GRATUITOS DO OPERAÇÃO FEDERAL E COMPREENDO QUE POSSO ME DESCADASTRAR A QUALQUER MOMENTO