Notícias

Você sabe como conciliar seus estudos para as policias civis?

Você sabe como conciliar seus estudos para as policias civis?
21-09-21 | Dicas de Estudo | admin | Tags: , , , ,

Estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo é a realidade de muitos concurseiros.  Agora, conseguir conciliar esses estudos de forma que a saída de um edital não atrapalhe seu cronograma, chega a ser uma tarefa árdua. Mas não por muito tempo, pois a matéria de hoje irá te ajudar a conciliar os seus estudos para as polícias civis.

Um passo já foi dado, seu foco está direcionado para a polícia civil. Lembre-se,  para essa área é necessário um diploma de ensino superior. E claro, aquelas características que você já está cansado de saber, como: ser brasileiro, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Cargos

Chegou a hora de selecionar o cargo para direcionar um pouco mais seus estudos. A Polícia Civil é composta por profissionais com funções bem definidas na corporação.  Os principais cargos são: delegado, escrivão, investigador e perito criminal. Sendo necessária uma graduação específica para os cargos de perito criminal e delegado. 

Ainda está na dúvida sobre qual cargo escolher? Aproveite também para dar uma olhada nessa matéria sobre a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Disciplinas

Em comparação com a polícia militar, por exemplo, é possível verificar que as disciplinas a serem estudadas pelo concurso da polícia civil são mais jurídicas, como direito administrativo, direito constitucional, direito penal e direito processual penal. Além dessas, temos outras matérias que são universais, como português, informática e raciocínio lógico matemático. 

Entendeu aonde queremos chegar? O esquema é, detonar nas matérias em comum e conseguir ajustar seu cronograma de estudos quando sair o edital esperado. 

Conforme citado acima, a polícia civil possui alguns cargos, e para ingressar nesses cargos é necessário ter alguns conhecimentos específicos. Veja abaixo quais disciplinas você precisa incluir no seu cronograma dependendo do cargo escolhido.

Delegado: Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Humanos, Legislação Penal Especial, Criminologia, Medicina Legal.

Escrivão:  Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Direitos Humanos e Noções de Medicina Legal

Investigador: Língua Portuguesa, Noções de Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, além de Noções de Informática.

Perito:

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências da Computação
  • Engenharia
  • Farmácia e Bioquímica
  • Física
  • Fotografia
  • Geologia
  • Odontologia
  • Química

Essas disciplinas estão distribuídas nas áreas específicas da criminalistica, como: documentoscopia, engenharia legal, computação forense, química forense, dentre outras.

Pós edital

Com a saída do edital, hora de fazer alguns ajustes no seu cronograma. Mas antes, leia o edital e se possível imprima. Sublinhe datas importantes, faça marcações e,caso necessário, tire suas dúvidas conosco.

Faça uma análise completa do seu edital, verificando quais matérias a banca está cobrando e acrescente no seu cronograma as disciplinas específicas para cada estado, exemplo a Polícia Civil da Paraíba (PCPB): história e geografia da Paraíba. 

Caso seu concurso venha com a disciplina de inglês e você já tenha essa informação, não espere a saída do edital para começar a estudar. 

É novo no mundo dos concursos e sente que precisa de mais uma mãozinha, conheça o nosso produto Fábrica de policiais e aprenda de uma vez por todas a organizar seus estudos.

Entenda de uma vez por todas que a aprovação se ganha primeiro na mente. Conheça o Mindset da aprovação e programe sua mente para conquistar o cargo tão sonhado. Além disso, você também irá aprender neste treinamento as principais técnicas de estudos pré e pós-edital. 

Blinde sua mente e conquiste o cargo tão almejado. Não se esqueça que a aprovação é treinável.

Acesse o link a seguir e saiba mais. 

Comentários